segunda-feira, 14 de março de 2011

Ah! Então esse é o termo correto




As dificuldades em conversar com outra pessoa. O medo de falar alguma bobagem. E a vergonha de não saber se saberá responder com sentido. Pois é assim que se sente um misantropo quando lida com o que for que tenha sentimentos. Não sabe como é que se faz. E, ao mesmo tempo, é orgulho demais pra admitir que não sabe e, por isso, esconde isso, fingindo não se importar, não precisar, não querer saber de ninguém.

Como admitir que seu estilo de vida, seu modo de ser, seus gostos, suas escolhas, seu histórico e tudo aquilo que os outros pensam e construíram sobre você, nada disso corresponde com o que de fato existe? Não significa que misantropo é comprar uma mentira para si mesmo. Ele nega o que se sente e esconde isso, mesmo que tenha que assumir uma mudança brusca de comportamento.

Age contra a sua vontade, calando um desejo interno de ser diferente do que parece ser, de seguir conforme a música. Ao contrário disso, se pensa demais, se reflete demais, se analisa demais e o que era um rosto harmonioso e agradável transforma-se em algo cheio de poluição, pelos, rugas, bactérias, fungos, sardas, cravos, espinhas, e tudo isso sobre uma camada de tecido morto encharcado em oleosidade. Enxerga-se melhor do que se poderia normalmente ver, mas, apesar disso, o misantropo só percebe os defeitos e, desse modo, passa a sentir nojo dos outros.

Cria-se a ideia de que é super exigentes, super selecionadores, figuras intransigentes reféns do perfeccionismo. É tudo falso. É tudo ao contrário. Pessoas assim se baseiam em valores, em ideais, em pedestais. Os misantropos constatam com os próprios olhos. Os outros têm defeitos, têm manias, têm doenças, têm desvios morais, e, principalmente, os outros mentem. E aí, o misantropo se pergunta, racionalmente, se um relacionamento vale à pena. Ele quer se sentir deslocado quer se sentir diferente, mas tudo o que ele consegue é parecer assim.


Meu ódio é geral, eu detesto todos os homens;
Alguns porque são maus e fazem o mal,
Outros, porque eles toleram os maus,
Recusando-lhes o desprezo vigoroso ativo
Que deve estimular na mente virtuosa.
” (Le Misanthrope - Molière)


Na filosofia ocidental, misantropia foi ligada ao isolamento da sociedade humana. Em Platão - Fédon, Sócrates define o misantropo em relação a seus companheiros: “Misanthropy desenvolve-se quando, sem uma arte coloca completa confiança em alguém pensando que o homem é absolutamente verdadeira, sólida e confiável e, em seguida, um pouco mais tarde descobre que ele é ruim e não confiável... e quando isso acontece a alguém, muitas vezes... ele acaba... odiando todo mundo.” Misanthropy e, em seguida, é apresentada como o resultado de expectativas frustradas ou mesmo o otimismo em excesso, desde Platão argumenta que “a arte” tem permitido o potencial de misantropo reconhecer que as maiorias dos homens encontram-se entre o bem e o mal. Aristóteles segue mais uma ontológica rota: o misantropo, como um homem solitário, essencialmente, não é um homem em tudo: ele deve ser uma besta ou um deus, uma visão refletida na Renascença de misantropia como um “Estado como besta.”


Fotos: Reprodução

Um comentário: