quinta-feira, 24 de março de 2011

GIBSON




Por mais de 100 anos a Gibson tomou a iniciativa de criar as inovações que escreveram a história musical. Especialmente suas guitarras, são as grandes estrelas em cima dos palcos e companheiras inseparáveis das mãos de monstros sagrados como Keith Richards, Eric Clapton e Peter Green. Os instrumentos fabricados pela Gibson são destinados a serem os clássicos de amanhã. Cada um deles possui o background de tradição, de inovação e do compromisso com qualidade que só a Gibson pode oferecer.
-
A história
Tudo começou quando Orville Gibson, nascido em 1856 na cidade de Chateaugay, estado de Nova York, iniciou em 1894 a fabricação de mandolins, bandolins e violões (sendo o primeiro a colocar cordas de aço neles) na cidade de Kalamazoo, no estado do Michigan. O senhor Gibson, que tinha estudado a construção de violinos, foi pioneiro no projeto arch top, em que o corpo do instrumento era curvo em vez de plano. No dia 11 de outubro de 1902, fundou a Gibson Mandolin-Guitar com o objetivo de comercializá-los, embora tenha cessado o seu envolvimento com a empresa um ano depois.

Les Paul

-
No entanto, Gibson não queria construir instrumentos como os que os outros faziam: queria aplicar seus conceitos de construção de violinos e violoncelos aos bandolins e violões. Apareceram assim instrumentos com tampo e fundo curvo esculpido, além da tradicional boca redonda que foi substituída por aberturas em forma de “F”. A ponte (ou cavalete), antes colocada no tampo, passou a ser móvel, como nos violinos, atuando como um transmissor das vibrações das cordas para o tampo e caixa de ressonância. As madeiras empregadas passaram a ser similares às usadas nos violinos. Nascia, além da Gibson que todos conhecem hoje, a guitarra de Jazz. Na década de 30, a empresa passou a fabricar as primeiras guitarras semi-acústicas disponíveis comercialmente, que foram popularizadas por Charlie Christian.

Lucille (ES-355)

-

Com as modificações realizadas pela Gibson e com o aumento do tamanho da caixa de ressonância, realizada ainda na década de 30, a guitarra conseguiu um substancial aumento de volume sonoro. Os modelos lançados pela Gibson, particularmente L-5 e Super 400, viraram campeões de popularidade entre os grupos de Jazz. Em 1936, a empresa lançou a guitarra “Electric Spanish”, modelo ES-150: uma guitarra acústica de jazz com um captador montado próximo ao braço. Não é de surpreender que a Gibson já possuísse know-how para um lançamento deste tipo: muitos acreditam piamente que o famoso engenheiro Lloyd Loar, principal responsável por grande parte das criações da Gibson, havia realizado diversos experimentos (e com sucesso) relativos a eletrificação de instrumentos enquanto trabalhou na Gibson, de 1919 a 1924.

Explorer

-

-

Em 1949 nascia a primeira guitarra que faria história: a Gibson ES175. Até então, as guitarras eram essencialmente desenhadas como instrumentos acústicos com a adição de um pickup. Este modelo mudou essa idéia, pois já foi conceitualmente projetado como uma guitarra elétrica. Corpo profundo, “f-holes” e uma única reentrância (cutaway) na parte inferior do corpo, em estilo Florentino. Originalmente, trazia um único captador, modelo P90 (soapbar).

SG

-
Em 1952, a revolução. Com a participação do popular guitarrista Les Paul, a empresa inicia a fabricação de instrumentos de corpo maciço que viriam a se tornar lendários. Paul foi responsável por inúmeras inovações, inclusive pela introdução dos captadores do tipo Hambucker. O histórico modelo foi extremamente modificado até que se chegasse à sua versão “Standard”, o que só ocorreu em 1958, com a adição dos humbuckings, desenhados por Seth Lover, que se tornaram “o som marca registrada” das guitarras Les Paul, muito volume, muito sustain e nenhum hum (daí o nome humbucking). A Les Paul é, provavelmente, o “definitivo” som do Rock and Roll. Jimmy Page talvez seja o ícone maior dos tantos “monstros” que eternizaram a Les Paul como a guitarra do Rock. Praticamente todos os grandes guitarristas já usaram - ou ainda usam - uma Les Paul como instrumento básico de trabalho.
-
-
Após ser comprada pela Norlin Corporation no final da década de 60, a qualidade dos instrumentos declinou. Em 1974, a empresa inaugurou na cidade de Nashville no Tennessee, a fábrica conhecida como Gibson USA, para produção de guitarras elétricas Les Paul. Dez anos depois, passando por enormes dificuldades financeiras, a empresa mudou sua sede para Nashville e fechou sua fábrica original em Kalamazoo. Somente em 1986, quando os empresários Henry Juszkiewicz e David Berryman compraram a Gibson, a empresa começou a sair da crise. A Gibson Guitar Corporation, uma das mais renomadas fabricantes mundiais de guitarras acústicas e elétricas, se tornou responsável por lançamentos clássicos como as guitarras ES-175, ES-335, Flying V, Explorer, Firebird e SGs, além das lendárias Les Paul.
-
-
O pioneirismo
A Gibson foi o primeiro fabricante a: utilizar um tensor ajustável, a desenvolver uma ponte ajustável; a projetar um bandolim com buracos em “f”; a produzir a primeira guitarra de jazz com o corpo arqueado; a oferecer um banjo com aro de bronze; a fabricar a falange do banjo; a oferecer uma ponte com entonação ajustável Tune-o-matic; a instalar o Stopbar; a fabricar uma guitarra elétrica com tipos de madeiras diferentes; a desenvolver a guitarra semi-acústica; a experimentar e modernizar os formatos dos corpos às guitarras; a fabricar o captador humbucker; a produzir a primeira guitarra ecológica (série Smartwood®); entre muitas outras evoluções. -
-
As guitarras Les Paul foram, e ainda são as preferidas de ícones como Jimmy Page (Led Zeppelin), Scott Gorham e Brian Robertson (Thin Lizzy), Duane Allman, Slash (Guns N' Roses), Velvet Revolver e Ace Frehley (Kiss). Já os modelos da série SG ganham vida pelas mãos de Pete Townshend (The Who), Angus Young (AC/DC), Frank Zappa, Adrian Smith (Iron Maiden) e Tony Iommi (Black Sabbath).
-
-
Os números seriais
Cada guitarra Gibson possui um número de série gravado, que a partir de 1975 foi padronizado. Os oito dígitos (nove a partir de 2005) do número de série mostram a data de produção, onde foi produzido e a ordem de produção. O número de série possui códigos básicos:
YDDDYRRR

YY: ano de produção.
DDD: dia da fabricação.
RRR: pedido do produto/onde foi fabricado.

-

Os números da fábrica onde o instrumento foi construído seguem um padrão:
001-499 Kalamazoo, Michigan (1975-1984)

500-999 Nashville, Tennessee (1975-1990)
001-299 Bozeman, Montana (após 1989)
300-999 Nashville, Tennessee (após 1990)
-
Por exemplo, o número serial 90992487 significa que a guitarra foi produzida no nonagésimo nono dia de 1992 (quarta-feira, 8 de abril) na fábrica de Nashville, no Tennessee, e foi o instrumento de número 487 produzido naquele dia.

A Gibson, além de fabricar instrumentos sob seu próprio nome, é detentora das marcas Epiphone, Kramer, Valley Arts, Tobias, Steinberger e Kalamazoo. A empresa também fabrica pianos sob a marca Baldwin e baterias sob a marca Slingerland.


Fotos: Reprodução
Vídeo: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário