quinta-feira, 10 de março de 2011

Luis Royo




Nascido em 1954 em Olalla (província de Teruel), estudou em Zaragoza Delimitação, Pintura e Decoração de Interiores, trabalho de 1970-1979 em um estudo dedicado a este tipo de atividade. A partir de 1972 dedicou à pintura e desde 1977 ele publicou sua primeira história em quadrinhos em vários “fanzines”. Com o advento do boom dos quadrinhos adultos início dos anos 80 Royo decidiu dedicar-se inteiramente à banda desenhada e publicada em revistas como “El Víbora”, 1984, “Comix Internacional”, “Heavy Metal” e “Rambla”, também lançando seu primeiro álbum:- Circulus Satake (Garcia Bea & Publishers, 1985) e Desfase (Ikusager, 1986). 

Subversive Beauty
 

Em 1983 ele se juntou a Norma Editorial, de preferência de dedicar tempo à ilustração. Este campo notas logo além das nossas fronteiras para o seu domínio da cor e sua capacidade de recriar e projetar um cenário fantástico mulheres bonitas, há alguns anos se tornar um dos mais procurados após espanhol artistas gráficos, realizando inúmeras capas e ilustrações para os editores todo o mundo.
Em 1992 aparece o primeiro livro de arte, Women, a ser seguido por Malefic (1994), Secrets (1996), III Millennium (1998), Dreams (1999), Prohibited Book (1999), Evolution (2001), Prohibited Book 2 (2001), Conceptions I (2002), Visions (2003), Prohibited Book 3 (2003), Conceptions II (2003) e Prohibited Sketchbook (2004). Em 2004 ele publicou a antologia Fantastic Art: Luis Royo, com uma seleção de material apareceu nos volumes anteriores. 

Dark Labyrinth
 

Vem logo após “The Labyrinth: Tarot” (também viu a luz sob a forma de um baralho exclusivo), Conceptions III (a terceira parte de sua coleção de desenhos, com armazenamento incluído), uma nova edição do apocalíptico III Millennium, e o portfólio “Subversive Beauty Tattoo Piercing”, que está intimamente relacionado a um de seus mais recente trabalho, intitulado “precisamente precisamente Subversive Beauty”. Neste livro, cheio de imagens sensuais e provocantes, Luis Royo endereços como arma de subversão de beleza e esplendor do ser humano, muitas vezes ajudando piercings e tatuagens que desafiam o estabelecimento. 

Dead Moon
 

Em 23 º Salo del Comic de Barcelona Royo surpreende seus fãs com dois grandes acontecimentos: Wild Sketches, uma coleção inovadora, que inclui mais de 600 formatos de manga ilustrações / desenhos no Labirinto de preto e branco e escuro, um novo livro no estilo de que estamos acostumados, que recupera sua melhor ilustrações (com especial atenção para o mais erótico) e inclui outras inéditas até agora. Ficomic presta homenagem à sua longa carreira com uma exposição dos seus melhores originais.


Nesse mesmo ano o segundo volume de Anología Luis Royo Comics, que reúne os desenhos criados pelo autor a partir de 1981-1983. Também vejo a luz o segundo volume de Esboços Wild.

The Labyrinth: Tarot


Mas a grande surpresa vem no 25 º Salo del Comic, data escolhida para o lançamento Dome, um trabalho ambicioso em que acompanham o autor e seu filho Rômulo em sua viagem a Moscou, onde ele aceitou o desafio titânico de traduzir sua arte em uma 80 cúpula metros quadrados. Uma aventura sem precedentes no mundo da ilustração.


Sua obra também está em cartazes, calendários, carteiras, cartões postais, várias séries de trading cards (adesivos), baralhos de cartas, incluindo a série de cartas do tarô “The Black Tarot”, capas para jogos de vídeo e CDs, esculturas, etc Sua carreira ganhou vários prêmios internacionais, incluindo o “Silver Award Spectrum” e o Cheslew Award (ambos dos EUA).

III Millennium (The Announcement)
 Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário