quarta-feira, 2 de março de 2011

Mark Ryden



Mark Ryden nasceu em Oregon (Estados Unidos) em 20 de janeiro de 1963. 

Divorciado e pai de dois filhos, Ryden estudou Ilustração e se formou em Pasadena, Califórnia, em 1987. Ele atualmente vive e trabalha na cidade de Eagle Rock, dividindo o estúdio com sua companheira, a artista Marion Peck.

O trabalho de Ryden é bastante detalhado. Envolve principalmente caricaturas, e uma espantosa combinação de garotinhas, carne, numerologia, simbologia Católica e Budista. Varia de grandes quadros a óleo a pequenos trabalhos em preto-e-branco no papel.

Rose


Ryden é influenciado pela arte fantástica, de Alice no país das maravilhas, pelo Surrealismo e trabalhos Renascentistas bem como pelas novas formas de expressão que surgiram no século XX.

Fur Girl


Ilustrou capas de disco de diversos músicos, desde Dangerous, do Michael Jackson ate um disco do Red Hot Chili Peppers.

Este tipo de arte, caracterizada por uma releitura do absurdo, do uso profuso de simbolismos e uma ligação fortíssima com a arte popular, demonstrada pela cartoonizacão de muitos elementos, por exemplo, sem no entanto ser descontextualizada artisticamente ou diminuída em termos de referencia é denominada de LOW BROW, neossurealismo ou ainda pop surrealismo, e tem outros importantes representantes, como a própria Marion Peck, Camilla Rose Garcia, Tim Biskup e os brasileiros Os Gêmeos.

Night Visit


O norte-americano Mark Ryden é um dos mais respeitados no mundo underground das artes. Totaly exótico e bizarro, ele desenhou capas de discos de bandas como do Red Hot Chilli Peppers e Stones. Em sua arte, ele une a inocência infantil com o sinistro e o polêmico. Podemos encontrar crianças, carne, sangue, esqueletos, brinquedos antigos, etc...

Mark Ryden mora em Los Angeles, Califórnia, e continua expondo suas obras pelo mundo. 


Jimi Hendrix

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário