segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mastodon


O grupo foi formado em 2000 quando Brann Dailor e Bill Kelliher, ambos membros das bandas Lethargy e Today Is the Day, respectivamente, mudaram-se para Atlanta e conheceram Troy Sanders e Brent Hinds, membros da banda Four Hour Fogger em um show da banda de stoner metal, High on Fire. Ainda em 2000, eles gravam sua primeira demo, conhecida pelos fãs como 9 Song Demo. Esse CD-R era vendido em seus primeiros shows e ainda contava com o primeiro vocalista da banda, Eric Saner.

Mais tarde, no ano de 2000, Eric Saner acabou deixando a banda devido a razões pessoais alguns meses após a gravação do que seria o primeiro álbum de estúdio da banda. A gravação foi remasterizada e remixada pela gravadora Relapse Records, que batizou-a de Call of the Mastodon. Entre mais uma demo e um vinil 7" pela gravadora independente Reptilian Records, a banda acabou assinando um contrato com a Relapse Records, no ano de 2001. O primeiro lançamento da banda foi o EP Lifesblood, que foi bem recebido pela mídia e chamou a atenção para a banda. Em 2002, saiu o debut da banda, chamado Remission. Com o lançamento desse álbum, a banda ganhou críticas positivas e arrebanhou um grande número de fãs. Após uma longa turnê de divulgação, tocando em vários festivais pelo mundo, a banda começa a compor para o novo álbum.


Em 2004, foi lançado o segundo álbum da banda, Leviathan. Leviathan é um álbum conceitual, baseado no conto Moby Dick, escrito originalmente por Herman Melville. No mesmo ano, a banda ganha prêmio de álbum do ano em várias publicações voltadas a música pesada.



A música Blood and Thunder, do álbum Leviathan, tornou-se popular entre a trilha sonora de games de corrida. Em 2005, foi incluída nos games Need for Speed: Most Wanted, Project Gotham Racing 3, Burnout Revenge e Burnout Legends. Também foi incluída no jogo Guitar Hero: Metallica. A música tem a participação especial de Neil Fallon, da banda Clutch, no último verso da canção, apesar de Neil não participar do videoclipe. O Mastodon abriu para o Clutch durante as primeiras tours do grupo.

No fim de 2005, dois lançamentos foram anunciados. O primeiro era o álbum Call of the Mastodon, que era as primeiras demos da banda, remasterizadas e remixadas acrescentadas com o EP Lifesblood. Já o segundo era o DVD The Workhorse Chronicles, que conta com entrevistas, vídeos da banda, cenas de shows raros e outros extras. Com esses lançamentos, a banda encerrou seu contrato com a Relapse Records.


A banda assinou com a multinacional Warner Music e lançou o álbum Blood Mountain contando com as participações de Josh Homme do Queens of the Stone Age, Scott Kelly do Neurosis e Isaiah "Ikey" Owens e Cedric Bixlar-Zavala do The Mars Volta. A banda concorreu ao Grammy Awards com o álbum, mas perdeu o prêmio para o Slayer.


A banda esteve em Portugal (28 de junho 2007) proporcionando um grande concerto no festival Super Bock Super Rock 2007, juntamente com Joe Satriani e Metallica. Em 2008, o grupo participou da turnê The Unholy Alliance Tour, ao lado das bandas Slayer, Trivium, Lamb of God, In Flames e Thine Eyes Bleed.



No dia 24 de março de 2009, o Mastodon lançou seu quarto álbum de estúdio, Crack The Skye. Produzido por Brendan O'Brien, as letras narram sobre temas como a estética de arte da Rússia czarista, viagem astral, projeção da consciência e as teorias de Stephen Hawking sobre os buracos-de-minhoca. O álbum recebeu ótimas críticas em seu lançamento, inclusive ficando nas listas de melhores discos do ano em 2009. Em maio, o grupo tocou no programa The Late Show with David Letterman. Para divulgar o disco, o Mastodon dividiu o palco com bandas como Converge, Metallica, High On Fire e Dethklok.

Em setembro, o grupo foi confirmado para integrar na trilha sonora do filme Jonah Hex. Um boato no Twitter dava conta que o Mastodon abriria o show do Metallica no Brasil em 2010, mas tudo não passava de especulação.


O quarteto lançou o CD/DVD ao vivo Live at the Aragon em março de 2011. Em junho do mesmo ano, o grupo lançou o single Deathbound, faixa rejeitada do disco Crack The Skye.
Em setembro de 2011 o grupo lançou o quinto disco de estúdio, intitulado The Hunter. O disco foi produzido por Mike Elizondo no Doppler Studios, em Atlanta, Georgia. Em entrevista ao site Noisecreep, o baterista Brann Dailor definiu o disco como "um Led Zeppelin super pesado".



Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário