segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lynyrd Skynyrd



É uma banda de southern rock formada em Jacksonville, Florida, Estados Unidos, em 1964. Alcançou fama na década de 70 sob a liderança do vocalista e compositor Ronnie Van Zant, até a sua morte, juntamente com o guitarrista Steve Gaines, sua irmã e backing vocal da banda Cassie Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary, e o co-piloto William Gray, num acidente aéreo em 1977 em McComb, Mississippi.

A banda voltou em 1987 para uma turnê de reencontro com o irmão mais novo do vocalista Ronnie Van Zant Johnny como o frontman. Lynyrd Skynyrd continua a excursionar e gravar atualmente. Dos seus membros originais, apenas Gary Rossington continua com a banda a partir de 2010. A banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 13 de março de 2006.

 
O nome “Lynyrd Skynyrd” veio do professor de Educação Física de Ronnie Van Zant, Gary Rossington e Allen Collins, Leonard Skinner. O professor era contra os rapazes terem cabelo comprido. A banda fez um show com o nome de “Leonard Skinner”, mas posteriormente mudaram o nome para “Lynyrd Skynyrd”.

O baixista Leon Wilkeson e o tecladista Billy Powell, ex-roadie, passaram a integrar o grupo em 1972, pouco antes do lançamento do primeiro álbum, Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd. O disco foi muito bem sucedido, tendo os hits “Free Bird” e “Gimme Three Steps” como principais destaques. Foram convidados para abrir a turnê do The Who nos Estados Unidos, ficando famosos em todo o país.

 
O segundo trabalho, Second Helping, saiu logo em 1974, e “Sweet Home Alabama”, o carro-chefe, levou-os à conquista do disco de ouro. O baterista Robert Burns é substituído por Artymus Pyle e o próximo álbum Nuthin’ Fancy trazia o clássico “Saturday Night Special”, mantendo o Lynyrd nas paradas.

Após Gimme Back My Bullets, de 1976, mais algumas mudanças ocorrem na formação: o guitarrista Steve Gaines entra no lugar de Ed King, e as backing vocals The Honkettes são adicionadas, com Jo Jo Billingsley, Leslie Hawkins e Cassie Gaines, irmã de Steve.

 
Gravam o duplo ao vivo One More From The Road, um dos maiores sucessos comerciais de toda a carreira, e “Free Bird”, em versão ao vivo, volta a estourar nas rádios. Aproveitando o bom momento, gravam o inédito Street Survivors, em 1977, que ganhou disco de ouro já no lançamento. As faixas “That Smell” e “What’s Your Name” tornaram-se verdadeiros hinos na época.

Porém, quando tudo parecia que ia bem, um trágico acidente impactou a carreira da banda: No dia 20 de outubro de 1977, 26 pessoas, incluindo os músicos, roadies e tripulação, partiram em direção ao estado de Louisiana no avião particular da banda, um Convair 240. Apresentando falhas mecânicas (apontando que tenha sido a quantidade insuficiente de combustivel para cobrir a distância), o avião caiu numa floresta perto de Mississipi. O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines morrem na hora, enquanto Cassie Gaines, sua irmã, com a garganta cortada de ponta a ponta, chora e agoniza até morrer no colo de dois dos músicos sobreviventes – este relato foi divulgado por um dos músicos sobreviventes do desastre, apesar de ter sido desmentido pelos médicos que fizeram a autópsia dos corpos. Apenas uma semana antes do acidente havia sido lançado o álbum Street Survivors que mostrava na capa a banda em meio a fogo. O disco foi recolhido pela gravadora e a capa trocada após o acidente, tornando-se a original uma raridade.

O acidente expôs o Lynyrd Skynyrd na mídia de uma maneira nunca antes vista, o que contribuiu para que os álbuns já lançados vendessem alguns milhares a mais de cópias. A gravadora MCA solta várias coletâneas no mercado e somente três anos depois, os sobreviventes do desastre aéreo formam um outro grupo, o Rossington Collins Band, que não obteve grande repercussão.

 
Recentemente morreu o tecladista Billy Powell, sendo que o único membro inicial da banda vivo é Gary Rossington.

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário