segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Leo Fender

Leo Fender

Clarence Leonidas Fender nasceu em 10 de agosto de 1909 em Anaheim, no Estado da Califórnia (EUA). Aprendeu um pouco de piano e saxofone na infância, mas logo se interessou por eletrônica que aprendeu como autodidata. 

Em 1938, montou em Fullerton, a "Fender's Radio Service", que era uma espécie de loja e laboratório aonde vendia e consertava rádios e aparelhos eletrônicos.
Seu interesse pela música aumentou quando vários músicos começaram a procurar a sua loja, vinham para reparar os seus instrumentos e para comprar os amplificadores que tinha desenvolvido. 
 
Um desses interessados no trabalho de Leo Fender foi Doc Kauffman, que já havia trabalhado com Adolf Rickenbacker.

Os dois projetistas começaram a trabalhar juntos, fizeram várias experiências e em 1944 fundaram a "K&F Company", que produzia "steel guitars" (instrumento parecido com as guitarras havaianas) e amplificadores. Fender começou a estudar uma forma de substituir os pesados captadores usados na época, fez então um protótipo maciço para demonstrar suas idéias que logo fez sucesso entre os músicos locais. 

A sociedade com Doc acabou em 1946, Leo fundou então a "Fender Electric Instrument Company", que se concentrou no desenvolvimento e na fabricação de instrumentos musicais.

É bom enfatizar que Leo Fender sempre trabalhou auxiliado por técnicos extremamente competentes. Do ponto de vista econômico, podemos dizer que ele compreendeu rapidamente o significado da fabricação de instrumentos musicais, voltados para um mercado de massa. Fender faleceu em março de 1991.

As lendárias:
Telecaster
Stratocaster
Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário