segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quicksilver Messenger Service


É uma das primeiras bandas de música psicodélica de São Francisco dos anos 60, formada por Dino Valente, John Cipollina, Jim Murray, David Freiberg, Greg Elmore e Gary Duncan.

Quicksilver Messenger Service ganhou grande popularidade na “Bay Area”, através de suas gravações, entre os entusiastas de rock psicodélico em todo o mundo e vários de seus álbuns classificado no Top 30 das paradas pop da Billboard. Embora não seja tão bem sucedido comercialmente como contemporâneos Jefferson Airplane e The Grateful Dead, QMS foi parte integrante do início de seu gênero. Com suas influências clássicas e jazz, bem como um fundo popular forte, a banda tentou criar um som que era individual e inovadora.Membro Dino Valenti chamou fortemente de influências musicais que ele pegou durante o renascimento popular de sua formação musical anos. O estilo que ele desenvolveu a partir destas fontes é evidente no ritmo balançado Quicksilver Messenger Service e sons de guitarra twanging.
Depois de muitos anos, a banda tem tentado reformar, apesar da morte de vários membros. Recentemente, membros originais Gary Duncan e David Freiberg foram a turnê como o Quicksilver Messenger Service, usando diferentes músicos para apoiá-los.


A banda continuou com programação de Gary Duncan, Elmore Greg, Dino Valenti e David Freiberg até setembro de 1971, quando Freiberg foi preso por posse de maconha. Ele foi substituído por Mark Ryan (baixo) eo grupo acrescentou Mark Naftalin (mais tarde substituído em 1972 por "Steaks Chuck") nos teclados, e esta formação gravou mais dois álbuns, Quicksilver (Nov. 1971) e Comin 'Through (abril 1972), um álbum apenas 36 minutos com "Doin 'Time dos EUA", como cortar mais familiar do álbum. Harold Aceves, ex-roadie da banda, foi adicionado em 1972 como baterista segundo Greg Elmore. Mark Ryan foi demitido em 1972 depois de perder um avião e foi substituído por Roger Stanton. Stanton havia tocado com Aceves em Phoenix popular, Arizona banda conhecida como a Polônia. Stanton foi então substituído em 1974 por um breve período, por Bob Flurie, que era bem conhecido da costa leste guitarrista virtuoso, que foi chamado para este breve período de assumir deveres baixista (o trio de Aceves, Stanton e Flurie foram depois de ser encontrado em outra grande banda de San Francisco formado por ex-Country Joe eo guitarrista Peixe, Barry "o Peixe" Melton) após o qual o grupo se desfez.



Em 1975, membros originais Greg Elmore, Gary Duncan, Dave Freiberg, John Cippolina e Dino Valenti reuniram para o álbum, “Solid Silver” apresenta performances cameo por Nicky Hopkins em um par de faixas, além de contribuições de várias áreas musicais de San Francisco, incluindo Jefferson Pete Starship da Sears. Por esta altura Freiberg tinha se tornado um membro do Jefferson Starship - ele já havia trabalhado com Paul Kantner e Grace Slick para formar um trio no álbum “Baron Von Tollbooth and the Chrome Nun”, levando a filiação total nos últimos dias de Jefferson Airplane como a banda evoluiu para Jefferson Starship.

Desde “Solid Silver”, Gary Duncan reuniu várias fileiras atuando como Quicksilver Messenger Service continua realizando hoje.


Depois de deixar Quicksilver em outubro de 1970, Cipollina, Reyes e membro original Jim Murray formado Copperhead (que se assemelhava Quicksilver atualizada para a década de 1970), seguido por Raven, que se assemelhava Copperhead. Em 1974 Cippolina guested com Quicksilver-Man idolatrar grupo galês de rock progressivo, tocando com eles em suas 1.974 concertos e Winterland guesting com eles em uma subsequente turnê pelo Reino Unido, o que resultou na “Maximum Darkness” 1975 álbum ao vivo. Cipollina morreu em 1989, com a idade de 45 anos, de enfisema, provavelmente atribuível ao seu hábito de cigarro pesado. Suas performances tinham tipicamente caracterizado um cigarro aceso marca no cimo de um esboço sobre corda de guitarra.



Hopkins continuou sua carreira como músico de estúdio, incluindo tocar com Jefferson Airplane em Woodstock. Ele morreu em setembro de 1994. Dino Valente morreu em novembro de 1994.

Na década de 1980 Gary Duncan ressuscitou o nome e lançou o álbum Peace By Piece em 1986, Vols Metamorfo. 1 & 2, em 1996, Vols Metamorfo. Corte 3 e 4, e Strange em 2006, juntamente com vários álbuns ao vivo e um website, quicksilvermessengerservice.com. Ele viajou e fora para a próxima década ou assim com nomes "Gary Duncan Quicksilver" e "Quicksilver '96".


Em 2006, Gary Duncan e David Freiberg lançou um aniversário de 40 anos-Quicksilver turnê celebração como Quicksilver Messenger Service. Eles ainda realizar a partir de 2010, muitas vezes abrindo para Jefferson Starship.


Em 2002, havia uma banda tributo formada chamada Quicksilver Quicksilver Gold. Eles tocaram a música do Mensageiro Quicksilver Serviço e membros incluíam filho Dino Valenti, Joli Valenti, assim como o irmão John Cippolina, Mario Cippolina, e alguns membros do Zero. Esta banda se separou em 2004.
A banda apareceu no “Rhythm Festival” em agosto de 2008 ao lado de seus contemporâneos musicais Jefferson Starship.


Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário