domingo, 19 de dezembro de 2010

Onde está o "coelho branco"?

O Rock psicodélico é uma produção musical intimista, que exploram bastante subjetividade, obsessão, loucura, alucinações e melancolia.  As características do estilo incluíam músicas instrumentais muito longas e efeitos sonoros especiais: vozes repentinas durante movimento de corte do ritmo da música, risos “imotivados” trazendo como referência quadros clínicos de alucinação ou desespero. Muitas vezes com harmonias contrastantes e experimentais.

A banda Jefferson Airplane era da costa oeste, região característica do estilo. Eles escancaravam o jeito hippie e drogado de viver, combinado a um engajado movimento político antiguerra. A formação durou de1965 a 1972, com sete álbuns de estúdio e participações importantes na maioria dos festivais de rock da época, entre eles Monterey e Woodstock. Com o fim deram origem a duas outras bandas: Hot Tuna e Jefferson Starship (com um pouco de sucesso nos anos 1970 e 1980), entretanto nunca mais com a mesma vivacidade. Em 1989 se reunirão, e voltaram para fazer um novo álbum e uma turnê.

Destaque para o álbum “Surrealistic Pillow”.


Nele está presente dois grandes sucessos da banda: “Somebody to Love” e “White Rabbit”. A música “White Rabbit” cria análogo entre os efeitos alucinógenos do LSD e o mundo imaginário de Lewis Carroll em suas obras Alice no País das Maravilhas (1865) e Alice através do Espelho (1871). Nos livros relata a mudança de tamanho após comer cogumelos ou beber líquidos desconhecidos. Grace conta: “A intenção da canção era como um “tapa” aos pais que lêem histórias infantis tais quais a de Alice (ela usa diversas substâncias alucinógenas para mudar a si mesma), e depois se perguntam por que seus filhos começam a se drogar.”

Desfrute de uma viagem sadia (ou não) ouvindo Jefferson Airplane!

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário