segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Neil Peart



Neil Peart nasceu no Canadá, em 12 de Setembro de 1952. Quando tinha 18 anos de idade, ele viajou para a Inglaterra com música em mente. Estando lá, ele foi obrigado a vender quinquilharias para os turistas para poder sobreviver. Entretanto, ele descobriu um livro chamado 'The Fountainhead' (O Manancial), escrito por Ayn Rand. O estilo de Rand influenciou o que Neil escreveu ao longo de sua carreira. A influência mais óbvia pode ser ouvida nas letras do álbum 2112.


"Eu fui para a Inglaterra com objetivos musicais. Mas quando você sai pelo mundo a fora, como todo adulto sabe, você está aberto a muita desilusão. Por isso, enquanto eu estive lá, tive que fazer um monte de coisas que garantissem o meu sustento. Quando eu voltei de lá, estava desiludido basicamente com a música como profissão em si. Eu decidi que seria um músico semi profissional somente para o meu entretenimento, tocaria músicas que eu gostaria de tocar e não contaria com isso como um meio de sobrevivência. Eu trabalhei em outros empregos e com outros tipos de atividades, assim eu não teria um compromisso em ser um baterista", diz Neil Peart.

Ironicamente, Neil estava numa banda chamada "Hush", antes de se juntar ao Rush. Neil apareceu para uma audição com o Rush, a qual ele achou que foi horrível. Alex não estava certo ainda, mas Geddy teve que convencê-lo a deixar Neil entrar para a banda.

"Foi engraçado porque Geddy e eu tocamos como se estivéssemos entrosados há muito tempo. Conversando, descobrimos que tínhamos muito em comum em termos de música e gostos pela literatura. Alex, por alguma razão, não estava num ótimo dia, então não tivemos muito o falar um para o outro. Tocando juntos, nós fizemos o que seria, mais tarde, o álbum Athem", conta Neil.

Rush

A partir desse dia Neil passou a fazer parte do Rush. Juntos, eles produziram 20 discos. Depois da 'tour' do Counterparts, Neil procurou um professor de bateria chamado Freddie Grubber com quem fez vários estudos. A técnica mis acentuada que Neil aprendeu com Grubber, foi sobre a pegada (grip). Agora, pelo menos nas músicas do álbum Test for Echo, ele usa o "tradicional grip".

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário