segunda-feira, 18 de abril de 2011

Heaven & Hell



Heaven & Hell é o nome do projeto paralelo da banda Black Sabbath que consiste em Ronnie James Dio nos vocais, Vinny Appice na bateria, Scott Warren nos teclados, Gezzer Butler no baixo e Tony Iommi na guitarra.

Heaven & Hell também é o nome do 9º álbum da banda Black Sabbath, de 1980. Este álbum se distingue dos anteriores por ser o 1º álbum com Ronnie James Dio (Rainbow, Elf e Dio) nos vocais.

 
Atualmente o Black Sabbath está ativo com a formação original, com Ozzy Osbourne nos vocais, Bill Ward na bateria, Gezzer Butler no baixo e Tony Iommi na guitarra.

Porém a carreira solo de Ozzy não permitia que o Black Sabbath saísse em turnês.
Então Tony Iommi, líder da banda idealizou um projeto paralelo com Ronnie James Dio como vocalista e Vinny Apice como baterista, seria a turnê para a compilação ‘The Dio Years’, que seria uma caixa com os álbuns das épocas em que o Dio esteve com a banda.

Mas como o Black Sabbath permanece com a formação original, em pausa, e para que ninguém esperasse encontrar Ozzy nos vocais e Bill Ward na bateria, decidiram nomear esta banda paralela de Heaven & Hell.


Bill Ward chegou a tocar com o Heaven & Hell nas primeiras apresentações, mas saiu para que entrasse em seu lugar Vinny Apice.


Vinny Apice foi o baterista nos álbuns ‘Mob Rules’ (1981) e ‘Dehumanizer’ (1992), ambos contaram com Dio nos vocais.
 

Foi descartada a coletânea ‘The Dio Years’, e em seu lugar Iommi lançará um CD single com 3 músicas inéditas compostas exclusivamente para esta ocasião. O Single ainda não tem nome e os nomes das músicas são ‘Shadow Of The Wind’, ‘The Devil Cries’ e ‘Ear In The Wall’.


O tecladista Scott Warren, da banda Dio, de Ronnie James Dio está em turnê junto com o Heaven & Hell, apesar das 3 músicas inéditas não possuírem teclado.

Após um cancelamento da turne europeia devido a problemas de saúde em 2009, o vocalista Ronnie James Dio faleceu no dia 16 de maio de 2010, vítima de câncer no estômago. E o projeto teve seu fim.

Em 24 de julho de 2010, os restantes membros se reuniram para gravar um último show, com os vocalistas Glenn Hughes e Jorn Lande, em tributo a Dio.

Fotos: Reprodução 

Nenhum comentário:

Postar um comentário