The Kinks foi uma banda de rock britânica formada em Londres, em 1963, por Ray Davies, Dave Davies e Pete Quaife.
A formação original era composta por Ray Davies (guitarra guia, vocalista principal, piano, compositor principal), Dave Davies (composições, guitarrista principal, vocais), Pete Quaife (baixo, vocais) e Mick Avory (bateria).
Embora não tenham sido inovadores como os Beatles ou populares como os Rolling Stones, os Kinks foi uma das mais influentes bandas da Invasão Britânica e provavelmente a mais representativa do movimento Mod, juntamente com o The Who e o Small Faces. Durante sua carreira o grupo se tornou famoso por seus conflitos, tanto públicos quanto privados, particularmente entre os irmãos Ray e Dave, que frequentemente resultavam em agressões.
Depois de uma carreira que atravessou os anos 60, 70 e 80 com algumas mudanças de formação, os Kinks se separaram nos anos 90, quando os projetos solo dos irmãos Davies passaram a ter mais importância para eles.
A formação original era composta por Ray Davies (guitarra guia, vocalista principal, piano, compositor principal), Dave Davies (composições, guitarrista principal, vocais), Pete Quaife (baixo, vocais) e Mick Avory (bateria).
Embora não tenham sido inovadores como os Beatles ou populares como os Rolling Stones, os Kinks foi uma das mais influentes bandas da Invasão Britânica e provavelmente a mais representativa do movimento Mod, juntamente com o The Who e o Small Faces. Durante sua carreira o grupo se tornou famoso por seus conflitos, tanto públicos quanto privados, particularmente entre os irmãos Ray e Dave, que frequentemente resultavam em agressões.
Depois de uma carreira que atravessou os anos 60, 70 e 80 com algumas mudanças de formação, os Kinks se separaram nos anos 90, quando os projetos solo dos irmãos Davies passaram a ter mais importância para eles.
The Kinks, que tiveram como primeiro nome The Ravens, começaram sua carreira em 1962, tendo gravado seu primeiro compacto pela Pye Records, com um sucesso de Little Richard: “Long Tall Sally”, mas foi no terceiro single que ficaram conhecidos. “You Really Got Me” pode ser considerada o nascimento do heavy metal, em 1964. Essa canção chegou ao 1º lugar nas paradas de sucessos britânicas e durante os 3 anos seguintes a criatividade e inspiração de Ray Davies produziria pérolas como “Tired of Waiting for You”, “Everybody’s gonna be happy”, “Set me free”, “I need you”, “See my friend” e “Till the end of the day” entre outras, sempre fugindo da mediocridade, através da introdução de coisas novas tanto na sonoridade como nos temas abordados. A postura “excêntrica” do grupo (justificando o seu nome), porém, trazia problemas para que fossem totalmente aceitos como um dos grandes grupos de rock da época. Com Face To Face (1966) e Something Else By The Kinks (1967) afiaram sua visão irônica da época e dos costumes britânicos em sucessos como “Death of a clown”, “Autumn almanac”, “Tin soldier man” e “Afternoon tea”. Mas, essa crítica atingiu níveis extremos em The Kinks Are The Village Green Preservation Society (1968) e Arthur Or The Decline Of The British Empire (1969). Esse último trabalho, que foi a primeira ópera rock gravada, chocou a opinião pública pela forma direta como tratava a decadência econômica e moral do Império Britânico, e não chegou às paradas de sucesso.
Lola vs. Powerman And The Moneygoround (1970), uma fábula sobre travestis, os levou novamente ao topo das paradas e consolidou sua fama também nos Estados Unidos, onde músicas suas se tornaram hinos na luta contra a guerra do Vietnam. Os Kinks aproveitaram o momento realizando grandes concertos e extraindo todas as possibilidades musicais de seus discos conceituais, com a incorporação de instrumentistas em seus shows. Seu próximo disco Muswell Hillbillies (1971), carregava forte influencia do country norte americano. Preservation: a play in two acts (1974), Soap Opera (1975) e Schoolboys in disgrace (1975) não trouxeram nada de novo, mas funcionaram como preparação para os ótimos Sleepwalker (1977) e Misfits (1978), álbuns com melodias marcantes e letras de qualidade, abandonando a necessidade de um fio temático condutor. Nessa época Jim Rodford assumiu o contra-baixo. A imprensa britânica se viu obrigada a divulgar o sucesso de seus mega concertos americanos.
Low Budget (1979) e Come Dancing with The Kinks (1983), frequentaram as paradas de sucesso, e sua obra era resgatada por grandes nomes da época como David Bowie, Van Halen (“You really got me”) e The Pretenders (“Stop you sobbing”). Dois álbuns ao vivo, demonstraram toda a potência das performances do grupo, enquanto sua criatividade era reciclada: One for the Road (1980) e Give the People What They Want (1981). Ray Davies tem uma filha (Natalie), no seu relacionamento com Chrissie Hinde dos Pretenders, em 1983. State of confusion (1983), Word of mouth (1984), Think visual (1986) e UK Jive (1989) estavam bem acima da média do que era produzido na época, apesar de não superar os trabalhos anteriores do grupo. Bob Henrit substituía Mick Avory, na bateria.
Em 1990, The Kinks foram indicados para o Rock and Roll Hall of Fame, reconhecendo sua contribuição para a música. Em 1993, lançam Phobia, que também resultou em uma grande tournée nos EUA. Em 1994, sai To The Bone, uma gravação ao vivo - em estúdio, de vários hits da banda. Em 1996 é lançada uma coletânea com os maiores sucessos da banda, cujo título é um trocadilho que reflete bem o pensamento daqueles que cultuam a música deste grupo: God Save The Kinks.Os Kinks desmancharam nos anos 96, quando os projetos solo dos irmãos Davies passaram a ter mais importância para eles.
Ray Davies mostrou entusiasmo para voltar aos palcos mais uma vez. Em entrevista ao jornal Daily Mail, confessou ter conversado com o baixista Pete Quaife sobre uma possível gravação juntos
Fotos: Reprodução
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