terça-feira, 31 de janeiro de 2012

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Canned Heat


É uma banda de rock e blues oriunda de Los Angeles, Califórnia, EUA fundada em 1965 pelo guitarrista Alan Wilson e pelo vocalista, gaitista e guitarrista Bob Hite. Outros integrantes da banda eram o baixista Larry Taylor, o guitarrista Henry Vestine e o baterista Adolf Fito de la Parra. O álbum de estréia do grupo foi lançado pouco tempo depois de sua aparição no Festival Pop de Monterey, mas o estouro da banda viria mesmo depois do lançamento do disco seguinte, Boogie with Canned Heat e de sua participação no Festival de Woodstock. Suas principais influências foram Muddy Waters, The Rolling Stones, Albert King, B.B. King e John Lee Hooker.


Depois de alcançar grande fama com suas versões de “Goin’ Up The Country” e “Let’s Work Together” Wilson morreu em setembro de 1970 sob circunstâncias misteriosas (provavelmente relacionada às drogas) e Hite tocou a banda com importantes apresentações entre elas no Festival de Montreux em 1973 - porém com inúmeras mudanças na formação - até sua morte (logo depois de um show, de um ataque cardíaco) em 1981.

A banda continua até hoje, liderada por alguns dos integrantes originais, ocasionalmente lançando discos e tocando para um público restrito e fiel.




Fotos: Reprodução

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rancid


Os amigos californianos Tim Armstrong e Matt Freeman tocaram juntos na banda Operation Ivy de ska-punk até 1989, quando ela acabou. Tim se envolveu com drogas e álcool e o amigo Matt achou que ele precisava de uma nova atividade para se livrar do problema. A solução foi criar uma banda, a Dowfall, mas ela durou muito pouco. Matt não desistiu e montou outra, chamada Rancid.

A formação era Tim na guitarra, Matt no baixo e ambos no vocal. Logo chamaram o baterista Brett Reed e Matt saiu da outra banda que ele fazia parte, The Gr’ups, para se dedicar integralmente ao Rancid.


No início houve um convite a Billie Joe Armstrong para assumir as guitarras, mas este estava em grande crescimento com o Green Day.


Em 1992, saiu o primeiro ‘single’, "I’m Not The Only One", pelo selo Lookout Records. O grupo sentiu a necessidade de mais um guitarrista e chamou Lars Frederiksen, que também se tornou vocalista. Ele tocava na UK Subs, mas queria tocar em uma banda que tivesse somente interesse no puro punk-rock, como era o caso da Rancid.



O álbum de estreia homônimo chegou em 1993 sem a presença de Lars e já pela nova gravadora, a Epitaph. Ele não queria receber o mérito do disco já que não estava com a banda desde o início da criação das canções. Os destaques de Rancid foram as canções "Get Outa My Way", "The Bottle", "Unwritten Rules" e "Another Night". O grupo realizou vários shows pela Europa para divulgar o disco e conquistou fãs com a forte influência do ska e fazendo a troca de vocalistas na mesma canção (conhecido como Tag Team).

Finalmente, em 1994, Lars entrou em estúdio para gravar com o Rancid o single "Radio". A canção foi escrita em parceira com o guitarrista do Green Day, Billie Joe Armstrong, e traz muita influência das duas bandas. No ano seguinte, chegaram às lojas o segundo título, Let’s Go, considerado um clássico do grupo com a canção "Salvation", que foi a primeira a ser tocadas nas rádios. Ainda em 1994 Tim Armstrong grava junto com o Bad Religion a música "Television".


O grupo ainda encontrou tempo para realizar um projeto especial chamado Shaken ‘69, um grupo de ska com Dave Mello, Paul Jackson e Eric ‘Dinwitty’ Dinn. Mas os compromissos de todos com outras bandas os impediram de seguir adiante com o projeto. Eles conseguiram gravar apenas algumas canções e fazer poucos shows. No resto do ano, o Rancid ficou em turnê pelos Estados Unidos e o grupo esteve presente em álbuns especiais, entre eles o "Rock Stars Kill", uma compilação com o subtítulo "As 23 bandas que menos querem ser estrelas do rock".


Mesmo sem querer, o Rancid se tornava aos poucos um grupo bem sucedido. Em janeiro de 1995, eles lançaram um novo single com "Roots Radicals" e "I Wanna Riot", logo depois saíram em turnê pelas grandes capitais norte-americanas. Em março daquele ano entraram em estúdio por seis semanas para gravar com a pressão de repetir o sucesso do aclamado disco anterior e se superaram com o lançamento de And Out Come The Wolves.



O disco seguinte, Life Won’t Wait (1998), colocou o grupo mais próximo do ska. Dois anos depois, voltaram com o punk que estavam acostumados a fazer com Rancid. Como não podia ser diferente, alguns integrantes começaram a se dedicar a projetos paralelos. Eles criaram um selo pela Epitaph, o Hellcat, especializado em punk. Lars ainda lançou um disco pelo selo, "Lars Frederiksen & The Bastards". O lançamento mais recente do Rancid, Indestructible, em 2003, foi realizado pela Warner. Em novembro de 2006, o baterista Brett Reed anunciou que iria deixar a banda. Por enquanto a banda não possui um baterista fixo e nos shows estão contando com a participação de Branden Steineckert, ex-baterista da não tão punk banda "The Used". A banda anunciou o lançamento de um novo álbum em 2007, mas ainda não se sabe ao certo se Branden gravará o disco ou outro baterista será anunciado. Assim, em 2007 foi lançado um álbum que é uma coletânea de gravações mais antigas e até então nunca lançadas.

Recentemente, Matt Freeman sofreu com uma inflamação grave no pulmão por conta de seu grande vício, o fumo. Muitos boatos foram criados em cima da enfermidade de Freeman, alguns chegaram a dizer que o Rancid havia acabado pois Matt estava com câncer no pulmão, outros diziam que se o Rancid voltasse, provavelmente Freeman iria abandonar os vocais devido a um câncer na garganta, mas tudo foi esclarecido, e após uma cirurgia Freeman está de volta à ação.


Fotos: Reprodução

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Limp Bizkit


É uma banda americana de Nu Metal, formada no ano de 1994, na Flórida. Seu som pode ser definido como uma mescla de hip-hop, punk e metal. Juntamente com o Korn, recebem os créditos da criação e popularização do Nu metal. Seus álbuns já venderam mais de 30 milhões de cópias pelo mundo.

Contrário à crença popular, o nome Limp Bizkit não foi escolhido por causa do jogo limp biscuit. Foi escolhido pela maneira que um amigo da banda descrevia sua mente após se drogar. A banda foi formada em 1994 por Fred Durst, Sam Rivers, Jon Otto e Rob Waters. Este último foi logo trocado por Wes Borland. Nessa época eles se tornaram amigos da banda de rap House of Pain, que incluia o DJ Lethal. Após o fim do House of Pain, o DJ se uniu a banda. Fred Durst, vocalista, era o tatuador dos integrantes da banda Korn, e por ela foram lançados. Eles também possuiam uma fita com quatro demos, Armpit, Blind, Phat Groove e Shove, e era entitulada Mental Aquaduct Records Demo, que foi entregue ao produtor Ross Robinson. Tal fita foi gravada e lançada em 1995. Em 1996 a banda lançou uma fita demo com três músicas que incluía a música Pollution, Counterfeit, e Sour, que Fred entegou a Ross Robinson, que na época trabalhava com o Korn.

Em 1997 a banda lançou seu primeiro álbum Three Dollar Bill Y’All$. Ele teve pouca associação, e somente progrediu quando a banda se associou com o Korn. Desta maneira eles puderam promover sua música em aparições na MTV, Family Values Tour e Ozzfest, no qual as fantasias e maquiagens de Wes Borland trouxeram momentos memoráveis aos fãs da banda. Seu single de sucesso foi o cover de George Michael Faith. A música apareceu na trilha do filme de 1998 Very Bad Things, com Cameron Diaz, Christian Slater e Jeremy Piven.



Em 1999 a banda lançou seu segundo álbum, Significant Other. O primeiro single, Nookie, foi um grande sucesso. No segundo semestre de 1999, a banda seguiu o sucesso de Nookie com dois outros singles Re-Arranged e N 2 Gether Now, este último com parceria do rapper Method Man, e foi um grande sucesso na mídia.

Em 2000, a banda lançou Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water. Os primeiros dois singles, My Generation e Rollin (Air Raid Vehicle), foram lançados simultaneamente. Durst alegou que essa tática iria chamar atenção para o álbum, o que realmente aconteceu: ambas as músicas foram um sucesso. O álbum vendeu 1.055.256 cópias em sua primeira semana, um recorde para álbuns de rock. No total foram vendidos quase 12 milhões de cópias.

A banda divulgou o álbum com o turnê Back To Basics. Os shows eram marcados pela proximidade entre os fãs e a banda, que eram separados somente por uma grade de metal. Posteriormente a turnê foi patrocinada pelo Napster, e fãs puderam conferir de graça as apresentações.

Em entrevista no mesmo ano, Borland expressou insatisfação com o Limp Bizkit. Ele estava cansado dos boatos e disputas com outras bandas e com a mídia, principalmente com Trent Reznor, do Nine Inch Nails, por quem Borland tinha muita admiração. Em meados de 2001, Borland deixou a banda, alegando que o Limp Bizkit era uma banda vendida, e que Durst era egomaníaco. A saída de Borland foi uma grande explosão, pois ele foi muitas vezes citado como a força criativa no grupo, em parte por seu grande ecleticismo.

Com a ausência de Borland, a banda iniciou um processo de audições para encontrar um novo guitarrista, que ganhou o nome Put Your Guitar Where Your Mouth Is. Milhares de pessoas esperaram por horas por uma chance na audição.



Em 7 de março de 2003, a banda anunciou que iria se apresentar ao vivo novamente depois de dois anos, no WrestleMania XIX. Também assinou contratos para alguns tours, apesar de a banda estar ainda sem guitarrista. Os guitarristas para o tour foram revelados posteriormente na página oficial da banda, sendo Brian Welch do Korn e Mike Smith do Snot. Dois dias depois, Durst confirmou na página oficial que Mike havia se tornado o guitarrista oficial da banda.

Mike Smith se reuniu com o Limp Bizkit para tours, e contribuiu em pelo menos cinco músicas no álbum seguinte da banda, Results May Vary.

Results May Vary foi lançado em outubro de 2003, com o grupo estilizando seu nome como limpbizkit, devido as mudanças com a entrada de Mike Smith e saída de Wes Borland.

Apesar deste álbum não ter emplacado sucessos como os anteriores, recebeu disco de platina nos Estados Unidos. A resposta da crítica para o álbum foi negativa, sendo considerado como sem forma e direção. O cover do The Who Behind Blue Eyes foi bem sucedido nas rádios, mas foi citado como a pior música cover de todos os tempos. Além de Eat You Alive e Behind Blue Eyes, não foram lançados outros vídeos para canções desse álbum, devido à saída de Mike Smith da banda para o retorno de Wes Borland. Durante julho de 2004 houve vários rumores sobre a saida de Mike Smith da banda e o retorno de Wes Borland. Em 13 de agosto foi feito o anúncio da volta do guitarrista a banda. Nenhum anúncio oficial foi feito, mas a página da banda esteve fora do ar por algum tempo, e foi substituída por uma página com fotos da banda, que incluíam Wes.

Com a volta de Wes Borland à banda, o Limp Bizkit reverteu o estilo de seu nome para o original. Eles retornaram ao estúdio com o produtor Ross Robinson e criaram o EP entitulado The Unquestionable Truth (Part 1), que foi lançado em 3 de maio de 2005, surpreendendo os fãs. A grande falta de apelo com a mídia foi considerada estratégia de Durst, resultando em pequenas vendas na primeira semana, algo em torno de 37 mil cópias. Sem gastarem qualquer dollar em publicidade as vendagens do album rondam as 550 mil cópias, sendo um album com apenas 7 musicas…

Lançado em 8 de novembro de 2005, possuía também um DVD com os vídeos de seus maiores sucessos. A compilação inclui três músicas não lançadas previamente, como Why e Lean On Me,também contendo um cover dos The verve e Montley Crue denominado de Home Sweet home vs: bittersweet simphony



No dia 12 de Fevereiro de 2009, quase 8 anos após ter declarado um hiatus a banda anunciou o seu retorno. Uma Tour foi feita em 2009 com mais sucesso que o esperado e em breve será editado o novo álbum da banda com o nome de Gold Cobra.


Fotos: Reprodução

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FRASE DE TERÇA

Vivemos em uma época em que a pizza chega à sua casa mais rápido que a polícia.” (Jeff Marder)

Korn


A banda tem as suas origens no começo dos anos 1990, mais concretamente em 1992, em Bakersfield, uma pequena cidade árida ao oeste do "Vale da Morte (Death Valley)". Na adolescência, o baterista David Silveria, o guitarrista Munky e o baixista Fieldy tocam nos L.A.P.D.. Logo depois de gravar um disco com um vocalista provisório a banda acaba. Eles não conseguem ficar separados por muito tempo, voltando como Creep já com o guitarrista Head como membro definitivo.

Em 1993, quando Munky e Head estavam de saída de um bar, ouviram a voz de Jonathan Davis, que cantava pela banda SexArt, então ficaram impressionados tanto pelos talentos vocais quanto pela sua atitude insana e decidiram ficar até o final do concerto para então convidarem Jonathan a entrar na banda.



Jonathan chegou a titubear, pois não estava certo sobre a decisão de entrar para o grupo, então ele consultou uma cartomante antes de aceitar o convite, pois a mesma alertou-o que estaria sendo estúpido se não aceitasse. Dito isso, Jonathan integrou a banda e os Korn estavam formados.

Com a entrada de Jonathan Davis o som do grupo ganha uma atmosfera mais sombria, misturando elementos de música pesada, pós-punk, rock industrial e uma levada de funk estado-unidense, com letras que relatam experiências autobiográficas do vocalista, atingindo em cheio a juventude desiludida com as mentiras políticas, violência, opressão religiosa e a hipocrisia da sociedade contemporânea.


Além das letras realistas de Jonathan, a banda destacava-se pelo uso de guitarras de sete cordas (ao invés das tradicionais de seis), dando uma tonalidade mais grave às melodias devido também às baixas afinações. Fieldy também não se contenta com quatro cordas no seu baixo, adicionando mais uma ao instrumento além de se destacar devido à sua abordagem percussiva do instrumento, que muitas vezes pode ser confundido com as levadas de bateria.



Em 1996, o Korn faz história na Internet, sendo a primeira banda a promover um programa de rádio interativo online. A intenção é lançar o segundo álbum, Life is Peachy. Nessa época eles já contavam com uma legião de dois milhões de fãs, além de turnês cada vez maiores e uma crescente presença na mídia, junto à bandas da mesma gravadora, a holandesa RoadRunner Records.

Mais uma coisa inusitada acontece, quando um menino de 14 anos com uma doença terminal, pede para encontrar a banda por alguns minutos através da Make a Wish Foundation. A banda fica chocada, mas atende ao pedido do menino, e o visitam por dias, isso mais tarde viria a se tornar a canção que leva o nome do menino, Justin.


 
A banda esteve no Brasil três vezes, a primeira em 2002, ainda divulgando o álbum Issues (Untouchables estava para ser lançado) em uma turnê pela América Latina, passando pela cidade de São Paulo onde tocou no Credicard Hall dois dias seguidos (11 e 12 de março). Seis anos depois eles voltam fazendo parte da turnê de Ozzy Osbourne que também teve a participação da banda Black Label Society como bandas de abertura. Nesta turnê, as três bandas tocaram no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2010 eles fizeram show único no Brasil, em São Paulo no dia 21 de abril, tocando as músicas que foram votadas no blog oficial da banda, e também foi lançando o até então novo single Oildale (Leave me alone) que está no cd Korn III: Remember Who You are.


Em 1994, os Korn lançam o seu primeiro álbum: Korn. Na altura, chegou às lojas como ilustre desconhecido, mas atualmente é considerado um marco, pois lançou as bases do nu metal, um das ramificações do rock mais difundidas no final dos anos 1990 e início do século XXI. Deste álbum, podemos enumerar "Blind", "Clown", "Faget" e "Shoots and Ladders" tendo este último single sido nomeado para um Grammy de 1997 na categoria de Melhor Desempenho de Metal. As vendas do álbum chegaram à dupla platina (dois milhões de álbuns vendidos) o que é uma excelente marca para um álbum de estreia. No final de 1995 a banda reúne-se novamente nos estúdios para gravar o seu novo álbum.


Em 1996 chega às lojas o segundo álbum de originais do Korn: Life is Peachy. Este foi um sucesso e chegou mesmo ao terceiro lugar nas listas de vendas nos Estados Unidos, atingindo ainda assim a dupla platina. Os singles mais importantes foram "A.D.I.D.A.S.", "Good God", "Twist" e "No Place to Hide", este último é nomeado para um Grammy de 1998 também na categoria de Melhor desempenho de Metal. A banda passa por um duro revés na parte final da turnê por motivos de doença do guitarrista Munky. Deste modo, começam mais cedo a gravar o seu próximo LP, denominado mais tarde Follow the Leader.


Em 1998, os Korn atingem o auge ao lançarem Follow the Leader. Este álbum é um êxito instantâneo e sem precedentes: chega ao primeiro lugar nas paradas de vendas dos Estados Unidos e atinge a quíntupla platina (cinco milhões de álbuns vendidos nos EUA), e 8 milhões em todo o mundo. "Got the Life" torna-se um dos grandes hits de 1998 e 1999 nas rádios estado-unidenses e "Freak on a Leash" ganha prémios e ovações por onde quer que passe, pois além da canção arrebatadora e da inovação de videoclipe (que foi pioneiro na apresentação do efeito bullet time, popularizado posteriormente no filme Matrix) conta com um desenrolar soberbo de animação assinado por Todd McFarlane, criador do personagem de quadrinhos Spawn. Nos VMA de 1999, "Freak on a Leash"" venceu duas categorias entre as nove nomeações possíveis, sendo um dos vencedores do evento naquele ano. Ainda nesse ano a MTV nomeia o videoclipe como o 30º melhor de sempre enquanto que a VH1 considera-o como o 22º melhor de sempre. Já em 2000, a canção ganhou um Grammy para Melhor videoclipe e ainda foi nomeado para Melhor Desempenho de Hard Rock. Os Korn criaram a sua própria editora, a Elementree Records (que trabalha com bandas como o Orgy) tendo conseguido um disco de ouro. Mas é também aos Korn que, nesta altura, descobrem a que vem mais tarde a ser a banda mais influente do nu metal, os Limp Bizkit. Mas querendo mais, os Korn lançam-se para o quarto álbum de originais.


Em 1999, o Korn lança Issues, o mais trabalhado álbum do grupo. Chega imediatamente ao primeiro lugar nos topos de vendas e atinge a tripla platina (três milhões de álbuns). Os singles foram "Make Me Bad", "Somebody Someone", "Trash" e "Falling Away from Me" que é nomeado para os VMA de 2000 na categoria de Melhor Videoclipe de Rock. Com este álbum, a banda vê uma vez mais recompensada o seu trabalho ao ser considerado o 53º Melhor artista de Hard Rock de sempre, pela VH1. No final de 2000, a banda é obrigada a cancelar alguns concertos devido a uma lesão muscular do baterista David Silveria.


O álbum mais polêmico sai apenas em 2002. Originalmente preparado para ser lançado a meio de 2001, este álbum teve vários adiamentos, primeiro porque não estava pronto para sair nas lojas e, depois, porque a banda quis só lançá-lo quando David Silveria tivesse recuperado da lesão. Neste álbum, os Korn misturaram o som tradicional do grupo com a electrónica, e, quando Untouchables chegou às lojas, ficou-se apenas pelo segundo lugar nos topos de vendas e atingiu apenas a platina (um milhão de álbuns), demonstrando uma menor aceitação por parte dos fãs a este novo som. Este álbum, podemos enumerar: "Here to Stay", "Thoughtless" e "Alone I Break". "Here to Stay" foi nomeado para os VMA de 2002 na categoria de Melhor videoclipe de Rock e ainda venceu um Grammy de 2003 na categoria de Melhor Desempenho de Metal. A banda, no final de 2002, teve que cancelar alguns concertos devido a problemas de voz com Jonathan Davis.



O sexto álbum de originais dos Korn, Take a Look in the Mirror, é lançado no final de 2003. O álbum atinge a platina nos EUA e vendas de 2 milhões em todo o mundo. É o álbum que confirma o descalabro dos Korn a nível de vendas. Apenas os concertos mantém uma afluência idêntica à do auge, em 1998. Deste álbum é retirado "Right Now", um vídeo de tal maneira violento que é banido da MTV, "Did My Time", trilha sonora do filme Tomb Raider: o Berço da Vida, "Everything I’ve Known" e "Y’all Want a Single", cujo videoclipe critica a indústria musical dos Estados Unidos. "Did My Time" é nomeado para um Grammy de 2004 na categoria de Melhor desempenho de Metal. A turnê deste álbum marca por ter sido a última vez que a banda se apresentou em Portugal com os membros originais, a 9 de Junho de 2004 no Super Bock Super Rock desse mesmo ano.

No final de 2004, os Korn lançaram a sua primeira coletânea: Greatest Hits, Vol. 1. Neste álbum, além de quase todos os grandes hits da banda, incluíram-se duas covers, "Word Up" de Cameo e "Another Brick in The Wall" dos Pink Floyd, e ainda uma versão remixada de "Freak on a Leash". Este álbum atingiu o quarto lugar de vendas nos Estados Unidos, atingindo um ano depois a marca do milhão de exemplares vendidos. Em Fevereiro de 2005, os Korn anunciaram a saída de Brian "Head" Welch, não por tradicionais divergências mas porque, já não se identifica com a música dos Korn.


No Verão deste mesmo ano, os Korn assinam um contrato com a editora Virgin Records, tendo lançado o novo disco, See You On The Other Side, a 6 de Dezembro de 2005. Entrou em terceiro nos topos dos Estados Unidos e em quatro semanas conseguiram vender 500 mil cópias. Deste álbum já saiu o single "Twisted Transistor", o maior sucesso a nível de singles dos Korn até hoje (atingiu o 3º lugar no top Modern Rock). O segundo single deste álbum, cujo videoclipe saiu em Março de 2006, foi "Coming Undone". É uma canção mais pesada que "Twisted Transistor", tendo uma batida bastante similar a "We Will Rock You" dos Queen.


O álbum já vendeu cerca de 2 milhões de cópias em todo o mundo, e chegou à platina nos EUA a 16 de Março. Também conseguiu manter-se no Top 100 da tabela Billboard 200 durante 34 semanas seguidas vendendo mais de 1,3 milhões de discos, o que também mostra o aumento de vendas em relação ao Take a Look in the Mirror, que movimentou nos Estados Unidos somente 1,1 milhões de cópias. A turnê mundial realizada para promover o disco teve bastante sucesso, com receitas de $6.4 milhões, atingindo o 47º posto no Top 100 de Receitas de Concertos de 2006, organizado pela Pollstar.


A 6 de Maio, os Korn ganharam um MTV Asia Video Music Award na categoria de "Vídeo preferido" com o primeiro single do See You on the Other Side, "Twisted Transistor", derrotando os Green Day, Kanye West, My Chemical Romance e Franz Ferdinand. A banda também tocou o single vencedor ao vivo durante o espetáculo.


Após finalizada a digressão para promover o último trabalho, os Korn voltaram ao estúdio para gravar o que é até hoje o álbum mais experimental da banda. Lançado sem qualquer título oficial (segundo Davis, devem ser os fãs a dar o nome ao álbum), Untitled tem um som mais próximo do metal industrial, a lembrar Nine Inch Nails. Entrou direto para o segundo lugar nos tops de vendas dos EUA. O primeiro single do álbum foi Evolution, tendo mais tarde sido lançado Hold on.



Este álbum fica marcado pelo facto de ser o primeiro, e até agora o único, que não tem qualquer contribuição do baterista original David Silveria. Assim, para as gravações de estúdio participaram no seu lugar Terry Bozzio, Brooks Wackerman dos Bad Religion, e o próprio vocalista Jonathan Davis (já não fazia qualquer percussão desde Issues, em 1999). Entretanto, as performances ao vivo, pelo menos na turnê de Verão de 2007, ficaram a cargo do reconhecido baterista dos Slipknot, Joey Jordison. É também o único álbum de estúdio da banda, até à data, a não ser certificado com Platina nos EUA.

A banda terminou de gravar seu nono álbum, que foi lançado em 13 de julho de 2010, cuja sonoridade retoma as origens da banda: um nu metal agressivo com bastante peso e pegada, o álbum parece ter sido gravado em meados dos anos 90.


A banda inovou inserindo em suas músicas o dubstep formando um novo estilo que passou a ser conhecido como dubmetal. A gravação do álbum contou com a participação de vários artistas do Dubstep.
No dia 15 de março de 2010, foi anunciado na Ballroom Blitz Tour, o título do novo álbum, Korn III: Remember Who You Are. E no dia 23 de março, Ray anunciou que a banda assinou com a Roadrunner Records. No dia 6 de abril, a Harddrive Radio confirmou que "Oildale" será o primeiro single do álbum e será lançado no dia 12 de abril de 2010. 


Fotos: Reprodução

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Kylesa


É uma banda de heavy metal americano, formada em Savannah, Georgia. Sua música incorpora elementos de sludge, stoner rock, doom metal e rock psicodélico. O grupo foi formado em 2001 por ex-membros do grupo Damad, com a adição da guitarrista e vocalista Laura Pleasants da Carolina do Norte. O Kylesa passou por várias mudanças de formação, permanecendo somente os integrantes Phillip Cope e Laura Pleasants. Em 2006, a banda colocou dois bateristas no conjunto (Carl McGinley, ex-Unpersons e Jeff Porter). Eric Hernandez (ex-Capsule) entrou no grupo em 2008 para substituir Porter no disco Static Tensions. A bateria dupla criou um som original, percussivo e atmosférico ao Kylesa.

O vocalista Phillip Cope, o ex-baixista Brian Duke e o ex-baterista Christian Depken já eram antigos membros da cena musical independente de Savannah, tocando em bandas de sludge metal e hardcore punk nos anos 90. Os músicos lideravam a hoje cultuada Damad, que lançou alguns splits e discos em sua carreira. No início de 2000, Cope chama Laura Pleasants para entrar no grupo e muda o nome do Damand para Kylesa.



Em maio de 2001, começam o gravar o seu primeiro disco auto-intitulado. O primeiro show do grupo acontece com as bandas Mastodon e Cream Abdul Babar em Savannah, em junho daquele ano. Alguns dias depois, o baixista Brian Duke morre devido a um ataque epilético. Em homenagem a Duke, o Kylesa termina de gravar o debut com o baixista local, Michael Redmond, e grava mais duas músicas. O álbum de estréia sai em 2002 pelo selo independente Prank Records e tem a capa e o logo do grupo desenhado pelo famoso artista Pushead. No mesmo ano, o grupo saiu em turnê com o Mastodon.

Após lançar alguns splits e EP, a banda entra em estúdio com o produtor Alex Newport (Nailbomb, Ratos de Porão, At the Drive-In) e lança o segundo disco, To Walk a Middle Course, em 2005. O álbum é lançado pelo selo Prosthetic Records. Após o lançamento do disco, o baterista Brandon Baltzley deixa a banda e é substituído por dois bateristas, Jeff Porter e Carl McGinley.



O terceiro disco, Time Will Fuse Its Worth, foi lançado em outubro de 2006. Em 2008, o baterista Porter é substituído por Eric Hernandez. Em 2009, o quinteto lança o elogiado Static Tensions, que despontou a banda para o mundo. Naquele mesmo ano, o conjunto sai em turnê mundial com o Mastodon. Estima-se que o quinteto já vendeu 75. 000 cópias pelo mundo, fato impressionante para uma banda de metal extremo nestes tempos.

Em 2010, o Kylesa assinou com a gravadora internacional Season Of Mist e lançou o álbum Spiral Shadow. O disco ganhou boas críticas em revistas conceituadas pelo mundo. Atualmente a banda está em turnê divulgando o seu quinto disco de estúdio.



Fotos: Reprodução

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FRASE DE TERÇA

Somos todos um pouco loucos, exceto tu e eu; e, mesmo assim, tenho certas dúvidas a teu respeito.” (Autor Desconhecido)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quicksilver Messenger Service


É uma das primeiras bandas de música psicodélica de São Francisco dos anos 60, formada por Dino Valente, John Cipollina, Jim Murray, David Freiberg, Greg Elmore e Gary Duncan.

Quicksilver Messenger Service ganhou grande popularidade na “Bay Area”, através de suas gravações, entre os entusiastas de rock psicodélico em todo o mundo e vários de seus álbuns classificado no Top 30 das paradas pop da Billboard. Embora não seja tão bem sucedido comercialmente como contemporâneos Jefferson Airplane e The Grateful Dead, QMS foi parte integrante do início de seu gênero. Com suas influências clássicas e jazz, bem como um fundo popular forte, a banda tentou criar um som que era individual e inovadora.Membro Dino Valenti chamou fortemente de influências musicais que ele pegou durante o renascimento popular de sua formação musical anos. O estilo que ele desenvolveu a partir destas fontes é evidente no ritmo balançado Quicksilver Messenger Service e sons de guitarra twanging.
Depois de muitos anos, a banda tem tentado reformar, apesar da morte de vários membros. Recentemente, membros originais Gary Duncan e David Freiberg foram a turnê como o Quicksilver Messenger Service, usando diferentes músicos para apoiá-los.


A banda continuou com programação de Gary Duncan, Elmore Greg, Dino Valenti e David Freiberg até setembro de 1971, quando Freiberg foi preso por posse de maconha. Ele foi substituído por Mark Ryan (baixo) eo grupo acrescentou Mark Naftalin (mais tarde substituído em 1972 por "Steaks Chuck") nos teclados, e esta formação gravou mais dois álbuns, Quicksilver (Nov. 1971) e Comin 'Through (abril 1972), um álbum apenas 36 minutos com "Doin 'Time dos EUA", como cortar mais familiar do álbum. Harold Aceves, ex-roadie da banda, foi adicionado em 1972 como baterista segundo Greg Elmore. Mark Ryan foi demitido em 1972 depois de perder um avião e foi substituído por Roger Stanton. Stanton havia tocado com Aceves em Phoenix popular, Arizona banda conhecida como a Polônia. Stanton foi então substituído em 1974 por um breve período, por Bob Flurie, que era bem conhecido da costa leste guitarrista virtuoso, que foi chamado para este breve período de assumir deveres baixista (o trio de Aceves, Stanton e Flurie foram depois de ser encontrado em outra grande banda de San Francisco formado por ex-Country Joe eo guitarrista Peixe, Barry "o Peixe" Melton) após o qual o grupo se desfez.



Em 1975, membros originais Greg Elmore, Gary Duncan, Dave Freiberg, John Cippolina e Dino Valenti reuniram para o álbum, “Solid Silver” apresenta performances cameo por Nicky Hopkins em um par de faixas, além de contribuições de várias áreas musicais de San Francisco, incluindo Jefferson Pete Starship da Sears. Por esta altura Freiberg tinha se tornado um membro do Jefferson Starship - ele já havia trabalhado com Paul Kantner e Grace Slick para formar um trio no álbum “Baron Von Tollbooth and the Chrome Nun”, levando a filiação total nos últimos dias de Jefferson Airplane como a banda evoluiu para Jefferson Starship.

Desde “Solid Silver”, Gary Duncan reuniu várias fileiras atuando como Quicksilver Messenger Service continua realizando hoje.


Depois de deixar Quicksilver em outubro de 1970, Cipollina, Reyes e membro original Jim Murray formado Copperhead (que se assemelhava Quicksilver atualizada para a década de 1970), seguido por Raven, que se assemelhava Copperhead. Em 1974 Cippolina guested com Quicksilver-Man idolatrar grupo galês de rock progressivo, tocando com eles em suas 1.974 concertos e Winterland guesting com eles em uma subsequente turnê pelo Reino Unido, o que resultou na “Maximum Darkness” 1975 álbum ao vivo. Cipollina morreu em 1989, com a idade de 45 anos, de enfisema, provavelmente atribuível ao seu hábito de cigarro pesado. Suas performances tinham tipicamente caracterizado um cigarro aceso marca no cimo de um esboço sobre corda de guitarra.



Hopkins continuou sua carreira como músico de estúdio, incluindo tocar com Jefferson Airplane em Woodstock. Ele morreu em setembro de 1994. Dino Valente morreu em novembro de 1994.

Na década de 1980 Gary Duncan ressuscitou o nome e lançou o álbum Peace By Piece em 1986, Vols Metamorfo. 1 & 2, em 1996, Vols Metamorfo. Corte 3 e 4, e Strange em 2006, juntamente com vários álbuns ao vivo e um website, quicksilvermessengerservice.com. Ele viajou e fora para a próxima década ou assim com nomes "Gary Duncan Quicksilver" e "Quicksilver '96".


Em 2006, Gary Duncan e David Freiberg lançou um aniversário de 40 anos-Quicksilver turnê celebração como Quicksilver Messenger Service. Eles ainda realizar a partir de 2010, muitas vezes abrindo para Jefferson Starship.


Em 2002, havia uma banda tributo formada chamada Quicksilver Quicksilver Gold. Eles tocaram a música do Mensageiro Quicksilver Serviço e membros incluíam filho Dino Valenti, Joli Valenti, assim como o irmão John Cippolina, Mario Cippolina, e alguns membros do Zero. Esta banda se separou em 2004.
A banda apareceu no “Rhythm Festival” em agosto de 2008 ao lado de seus contemporâneos musicais Jefferson Starship.


Fotos: Reprodução

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Creedence Clearwater Revival


Em setembro de 1959, John Fogerty (vocalista e guitarrista), Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo) formam The Blue Velvets. Dois meses mais tarde, Tom Fogerty (guitarrista), irmão mais velho de John, entra no grupo como cantor, mudando o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets. O nome do grupo muda para The Golliwogs em 1964, após assinarem contrato com a gravadora Fantasy Records, onde John trabalhava. Nos três anos seguintes alguns compactos foram lançados, fazendo grande sucesso local.

Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentz, novo dono da Fantasy Records, eles decidem então se tornarem profissionais. Começando pelo nome que faria história no mundo do rock: um amigo de Tom chamado Credence Nuball, um comercial da cerveja "Clearwater" e Revival, simbolizando a união do grupo, serviram de inspiração. A banda vem então com um novo estilo de música, definido por John Fogerty que, como cantor e compositor, passou a ser o centro da banda.


Em julho de 1968 é lançado o primeiro disco, Creedence Clearwater Revival, e já dá ao grupo um disco de ouro. Também foram lançados os compactos "Suzie Q" (Partes 1 e 2) e "I Put a Spell on You/Walk on the Water".


O segundo álbum, Bayou Country, é lançado em janeiro de 1969 e ganha disco de platina. Lançados também o compacto "Proud Mary/Born on the Bayou", que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso. Em abril, são lançados os compactos "Bad Moon Rising/Lodi" e "Green River/Commotion" (do terceiro álbum), ambos recebem disco de ouro.



O terceiro disco, Green River, lançado em agosto de 1969, também recebe disco de platina. O compacto "Down on the Corner/Fortunate Son" é lançado, quarto disco de ouro.

Em novembro de 1969 é lançado o quarto disco, Willy and the Poor Boys, que também recebe disco de platina. A banda, logicamente, esteve presente no festival de Woodstock, fazendo grande apresentação. O compacto "Travellin' Band/Who'll Stop the Rain" dá a banda o quinto disco de ouro, lançado em 1970. A banda começa sua primeira turnê pela Europa, fazendo também um enorme sucesso neste continente. O compacto "Up Around the Bend/Run Through the Jungle" também é disco de ouro.


Em julho de 1970 é lançado o disco de maior sucesso da banda, Cosmo's Factory, que vende mais de três milhões de cópias, disco de platina portanto. O compacto "Lookin'Out My Back Door/Long as I Can See the Light" é lançado e também é disco de ouro.


Ainda em 1970 é lançado o sexto disco Pendulum, que também foi disco de platina, o quinto do grupo. O ambiente no grupo porém já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em serem apenas uma banda para John Fogerty. Em 1971 é lançado o oitavo compacto disco de ouro: "Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight".



Em fevereiro de 1971 Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e logo em seguidauma pela Europa. É lançado o décimo primeiro compacto, "Sweet Hitch-Hicker / Door to Door", que ainda atinge o topo das paradas. Em 1972 perfeita turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Japão. O compacto "Someday Never Comes / Tearin' Up the Country" é lançado, mas não faz o mesmo sucesso dos anteriores, sendo o único que não ganhou disco de ouro.

É lançado o último álbum, Mardi Gras, em abril de 1972, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das canções (até então John Fogerty era quem compunha a maioria das canções da banda). Em 16 de outubro a gravadora Fantasy Records anuncia oficialmente o fim de Creedence Clearwater Revival .


Todos os membros da banda participaram das gravações do álbum solo de Tom Fogerty lançado em 1974, Zephyr National. Tom Fogerty morreu em 1990, vítima de tuberculose.


Desde então se reuniram eventualmente em 1995 para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e se apresentaram tocando canções de seu grupo antigo.



Em 2006 fizeram uma turnê pelo Brasil com a formação Revisited onde tocaram por uma semana, passando pelas cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna e Tubarão. Passaram também por Porto Alegre alguns anos antes.


Fotos: Reprodução

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FRASE DE TERÇA

A luz viaja mais rápido que o som. Isso explica porque algumas pessoas parecem brilhantes até você começar a ouvi-las falar”. (Autor Desconhecido)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Black Label Society


A banda teve início em maio de 1998, quando Zakk Wylde chama o baterista Phil Ondich recomendado por seu amigo Nick Catanese para tocar com ele em um concerto solo na Itália
Zakk e Phil decidiram chamar a banda de “Hell’s Kitchen” (bairro de periferia de Nova Iorque) e o seu primeiro álbum de “Sonic Brewery”. Entretanto, por não conseguirem uma marca registrada para “Hell’s Kitchen”, o nome da banda foi trocado por Black Label Society, e o nome do primeiro álbum mudado para “Sonic Brew”.

Após o lançamento do segundo álbum da banda, Stronger Than Death (2000), DeServio decide deixar a banda para ir atrás de outros objetivos pessoais e a vaga foi preenchida por Steve “S.O.B.” Gibb, filho de Berry Gibb dos BeeGees. Phil passou por alguns problemas de saúde, o que interferia negativamente nos shows da banda, e foi então substituído por Craig Nunenmacher (Crowbar, banda em turnê com o BLS). Em julho de 2000, Craig grava seu álbum de estréia no Black Label Society: Alcohol Fueled Brewtality Live. Steve Gibb foi temporariamente substituído por Mike Inez do Alice in Chains durante a turnê do Ozzfest 2001. Robert Trujillo assumiu as linhas de baixo da banda no ano de 2002, lançando o álbum que originalmente se chamaria “Deathcore Warmachine Eternal”, entretanto, devido aos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001 o CD foi lançado com outro nome, “1919 Eternal”, no dia 5 de março de 2002.



Em 2003, Trujillo entrou no Metallica, deixando aberta a vaga de baixista no Black Label Society, o que deu espaço para Inez voltar a banda para uma curta turnê de duas semanas, com o álbum The Blessed Hellride, o qual contém uma música com participação especial de Ozzy, entitulada “Stillborn”. James LoMenzo se juntou a banda em 2004, participando da gravação de algumas faixas do álbum Hangover Music Vol. VI, o último da banda lançado pela Spitfire Records.

No ano de 2005, depois de assinarem com a Artemis Records, o Mafia foi lançado. Após o lançamento do álbum, LoMenzo voltou ao Megadeth, sendo substituído pelo baixista original, John DeServio. Em 2006, a banda deixou a Artemis Records e assinou com a Roadrunner Records, lançando o álbum Shot To Hell.
Em 2008 fizeram o primeiro show no Brasil, junto com Ozzy Osbourne, nos dias 03/04/2008 no Rio de Janeiro e dia 05/04/2008 em São Paulo. Em 2011 foi anunciado que o ex-baterista da banda de Gothic Metal Type O Negative, Johnny Kelly, é o novo baterista da banda, substituindo Will Hunt.
Mais uma vez o Black Label Society troca de baterista em 2011, dessa vez o substitudo de Johnny Kelly é Mike Froedge




Em agosto de 2011 a banda retorna ao Brasil pela segunda vez, mas dessa vez como headliner passando por Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Goiânia.

Em setembro de 2011 o Black Label Society anuncia pela terceira vez no ano a troca de seu baterista, dessa vez quem entra para substituir Mike Froedge é Chad Szeliga



Fotos: Reprodução

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

John Mayall & The Bluesbreakers



Os Bluesbreakers foram formados em janeiro de 1963 e se tiveram diferentes formações, com mais de cem diferentes combinações de músicos.

Eric Clapton tocou na banda e 1965, apenas alguns meses depois de ter lançado seu primeiro álbum. Clapton trouxe as influências do blues para o primeiro plano do grupo.

 
A banda perdeu seu contrato de gravação com a Decca aquele ano, que também viu o lançamento de um single chamado "I'm Your Witchdoctor" (produzido por Jimmy Page), seguido pelo retorno à Decca em 1966. O álbum Bluesbreakers with Eric Clapton (também conhecido como The Beano Album, porque Clapton é mostrado na foto de capa lendo uma cópia da revista) foi lançado no final daquele ano; ele alcançou o Top Ten no Reino Unido.

Clapton e Jack Bruce deixaram o grupo naquele ano para formarem o Cream. Clapton foi substituído por Peter Green no álbum A Hard Road; depois ele saiu para formar o Fleetwood Mac. Em 1969, o terceiro guitarrista da banda foi embora: Mick Taylor ia tocar nos Rolling Stones.

  
Com algumas interrupções, os Bluesbreakers continuaram a lançar alguns álbuns e fazer turnês, apesar de nunca terem alcançado a aclamação popular ou da crítica pelo seu material inicial. Em 2003, Eric Clapton, Mick Taylor e Chris Barber reuniram-se com a banda para o 70th Birthday Concert de John Mayall, em Liverpool, o show foi depois lançado em CD e DVD. Em 2004, a sua formação incluía Buddy Whittington, Joe Yuele, Hank Van Sickle e Tom Canning, e a banda fez turnês pelo Reino Unido com Mick Taylor como músico convidado.

Em novembro de 2008, Mayall anunciou no seu sítio que estava saindo dos Bluesbreakers para diminuir a sua carga de trabalho e se dar liberdade para trabalhar com outros músicos.

 
Johnny Almond, antigo membro da banda, morreu em 18 de novembro de 2009 de câncer, com sessenta e três anos.

Fotos: Reprodução

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

FRASE DE TERÇA


O único benefício de fumar é repelir moscas, o que prova que não é preciso ser grande para ser inteligente.” (Paul Sweeney)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Spooky Tooth



O grupo foi formado em 1968, do encontro de Mike Harrison (vocais, harmônica), o americano Gary Wright (vocais), Luther Grosvenor (guitarra), Mike Kellie (bateria) e Greg Riddley (baixo). Em dois anos apenas conseguiam fazer tres lps e se destacar no competitivo universo rock progressivo na Inglaterra. As composições de Gary Wright, como “Sunshine Help me”, “Better by ou, better than me” e “Hangman, hang my shell on a tree”, foram os carros-chefes para que o Spooky Tooth obtivesse aceitação, em sua primeira formação no período 1968/70, inclusive fazendo uma apresentação no templo da música francesa, 1 (Olympia, em Paris, a 12 de outubro de 1969.

No final daquele ano, o grupo desenvolveu algumas experiências de música eletrônica, em colaboração com um respeitável músico contemporâneo francês, Pierre Henry, Gary Wright criaria depois uma “Cerimônia Pop” que teve uma grande promoção na Europa. Nesta época, Greg Riddley deixou o conjunto para formar o Humble Pie e foi substituido por Andy Leigh.
 


Em 1970, o Spooky Tooth decidiu separar-se, mas antes fizeram um lp, onde acompanhados por três instrumentistas da Grease Band - Chris Staiton, Henry McCullough (depois Wings) e Alan Apenner, fizeram um dos mais extraordinarios registros de um dos melhores temas dos Beatles - “I’m the walrus”, com seis minutos de extraordinárias improvisações. Diante o sucesso deste último álbum, Harrison, Grosvenor e Kellie decidiram fazer uma tournée por alguns paises da Europa, mas que fracassou financeira. Da excursão participaram o baixista Steve Thompson e John Hqwken (ex-Renaissance).

Ao final da viagem, o Spooky Tooth se separou “definitivamente”, cada um de seus integrantes seguindo um caminho diferente. Mas no final de 1972, o grupo voltou a ser formado, então com Mike Harrison, Gary Wright, Mikhy Jones na guitarra; Ian Hert no baixo (ex-Junkyard Angel) e Bryston Graham (na bateria). O grupo então denominou-se Spooky Tooth 2. “Witness” (Island Records/Phonogram, 410.040)


Fotos: Reprodução