“Casamento não é o céu nem o inferno, é simplesmente o purgatório.” (Abraham Lincoln)
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Lynyrd Skynyrd
É uma banda de southern rock formada em
Jacksonville, Florida, Estados Unidos, em 1964. Alcançou fama na década de 70
sob a liderança do vocalista e compositor Ronnie Van Zant, até a sua morte,
juntamente com o guitarrista Steve Gaines, sua irmã e backing vocal da banda
Cassie Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary, e o
co-piloto William Gray, num acidente aéreo em 1977 em McComb, Mississippi.
A banda voltou em 1987 para uma turnê de reencontro com o
irmão mais novo do vocalista Ronnie Van Zant Johnny como o frontman. Lynyrd
Skynyrd continua a excursionar e gravar atualmente. Dos seus membros originais,
apenas Gary Rossington continua com a banda a partir de 2010. A banda foi
introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 13 de março de 2006.
O nome “Lynyrd Skynyrd” veio do professor de Educação Física
de Ronnie Van Zant, Gary Rossington e Allen Collins, Leonard Skinner. O
professor era contra os rapazes terem cabelo comprido. A banda fez um show com
o nome de “Leonard Skinner”, mas posteriormente mudaram o nome para “Lynyrd
Skynyrd”.
O baixista Leon Wilkeson e o tecladista Billy Powell,
ex-roadie, passaram a integrar o grupo em 1972, pouco antes do lançamento do
primeiro álbum, Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd. O disco foi muito bem sucedido,
tendo os hits “Free Bird” e “Gimme Three Steps” como principais destaques.
Foram convidados para abrir a turnê do The Who nos Estados Unidos, ficando
famosos em todo o país.
O segundo trabalho, Second Helping, saiu logo em 1974, e
“Sweet Home Alabama”, o carro-chefe, levou-os à conquista do disco de ouro. O
baterista Robert Burns é substituído por Artymus Pyle e o próximo álbum Nuthin’
Fancy trazia o clássico “Saturday Night Special”, mantendo o Lynyrd nas
paradas.
Após Gimme Back My Bullets, de 1976, mais algumas mudanças
ocorrem na formação: o guitarrista Steve Gaines entra no lugar de Ed King, e as
backing vocals The Honkettes são adicionadas, com Jo Jo Billingsley, Leslie
Hawkins e Cassie Gaines, irmã de Steve.
Gravam o duplo ao vivo One More From The Road, um dos
maiores sucessos comerciais de toda a carreira, e “Free Bird”, em versão ao
vivo, volta a estourar nas rádios. Aproveitando o bom momento, gravam o inédito
Street Survivors, em 1977, que ganhou disco de ouro já no lançamento. As faixas
“That Smell” e “What’s Your Name” tornaram-se verdadeiros hinos na época.
Porém, quando tudo parecia que ia bem, um trágico acidente
impactou a carreira da banda: No dia 20 de outubro de 1977, 26 pessoas,
incluindo os músicos, roadies e tripulação, partiram em direção ao estado de
Louisiana no avião particular da banda, um Convair 240. Apresentando falhas
mecânicas (apontando que tenha sido a quantidade insuficiente de combustivel
para cobrir a distância), o avião caiu numa floresta perto de Mississipi. O
vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines morrem na hora, enquanto
Cassie Gaines, sua irmã, com a garganta cortada de ponta a ponta, chora e
agoniza até morrer no colo de dois dos músicos sobreviventes – este relato foi
divulgado por um dos músicos sobreviventes do desastre, apesar de ter sido desmentido
pelos médicos que fizeram a autópsia dos corpos. Apenas uma semana antes do
acidente havia sido lançado o álbum Street Survivors que mostrava na capa a
banda em meio a fogo. O disco foi recolhido pela gravadora e a capa trocada
após o acidente, tornando-se a original uma raridade.
O acidente expôs o Lynyrd Skynyrd na mídia de uma maneira
nunca antes vista, o que contribuiu para que os álbuns já lançados vendessem
alguns milhares a mais de cópias. A gravadora MCA solta várias coletâneas no
mercado e somente três anos depois, os sobreviventes do desastre aéreo formam
um outro grupo, o Rossington Collins Band, que não obteve grande repercussão.
Recentemente morreu o tecladista Billy Powell, sendo que o
único membro inicial da banda vivo é Gary Rossington.
Fotos: Reprodução
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Muddy Waters
O nome artístico (em português, Águas Lamacentas) ele ganhou
devido ao costume de quando criança brincar em um rio. Seu primeiro instrumento
foi a Harmónica, que aprendeu a tocar aos 13 anos, tocava nas esquinas por
trocados e comida junto com um amigo. Enquanto ainda jovem, viu Charley Patton
e Son House tocarem, Son House inclusive foi uma grande influência, ele mostrou
a Muddy como tocar guitarra slide com uma garrafa de vidro, o que o levou a
trocar de instrumento aos 17 anos.
Ele mudar-se-ia mais tarde de Mississipi para Chicago,
Illinois, onde trocou o violão pela guitarra elétrica. Sua popularidade começou
a crescer entre os músicos negros, e isso o permitiu passar a se apresentar em
clubes de grande movimento. A técnica de Waters é fortemente característica
devido a seu uso da braçadeira na guitarra. Suas primeiras gravações pela Chess
Records apresentavam Waters na guitarra e vocais apoiado por um violoncelo.
Posteriormente, ele adicionaria uma seção rítmica e a gaita de Little Walter,
inventando a formação clássica de Chicago Blues.
Com sua voz profunda, rica, uma personalidade carismática e
o apoio de excelentes músicos, Waters rapidamente tornou-se a figura mais
famosa do Chicago Blues. Até mesmo B. B. King referiria-se a ele mais tarde
como o "Chefe de Chicago". Suas bandas eram um "quem é
quem" dos músicos de Chicago Blues: Little Walter, Big Walter Horton,
James Cotton, Junior Wells, Willie Dixon, Otis Spann, Pinetop Perkins, Buddy
Guy, e muitos outros.
As gravações de Waters do final dos anos 1950 e começo dos 60
foram particularmente suas melhores. Muitas das canções tocadas por ele
tornaram-se sucesso: I’ve Got My Mojo Working, Hoochie Coochie Man, She’s
Nineteen Years Old e Rolling and Tumbling, grandes clássicos que ganhariam
versões de várias bandas dos estilos mais diversos.
Sua influência foi enorme em muitos gêneros musicais: blues,
rhythm and blues, rock, folk, country. Foi Waters quem ajudou Chuck Berry a
conseguir seu primeiro contrato.
Suas turnês pela Inglaterra no começo dos anos 1960 marcaram
provavelmente a primeira vez que uma banda pesada, amplificada, se apresentou
por ali (certo crítico sentiu-se obrigado a sair de um show para escrever sua
análise por achar que a banda tocava muito alto). As canções de Waters
inclusive exerceram grande influência nas bandas britânicas. O grupo Rolling
Stones tirou seu nome de Rollin’ Stone, de 1950, mais conhecida como
"Catfish Blues". Um dos maiores sucessos do grupo Led Zeppelin, Whole
Lotta Love, foi baseado em You Need Love, composta por Willie Dixon . Foi Dixon
quem compôs algumas das canções mais conhecidas de Muddy Waters, como I Just
Want to Make Love to You, Hoochie Coochie Man e I’m Ready.
No final da década de 70 sua carreira renasceu ao fazer uma
parceria com Johnny Winter que rendeu seus últimos quatro discos pela gravadora
"Blue Sky". Nas gravações do último deles, "King Bee"
(1981), a banda que na época era composta pelos guitarristas Sammy Lawhorn, Bob
Margolin e Luther Johnson, pianista Pinetop Perkins, gaitista Jerry Portnoy,
baixista Calvin "Fuzz" Jones e o baterista Willie "Big
Eyes" Smith, estava se dissolvendo, e Muddy mostrava sinais de cansaço,
todos continuaram grandes amigos, mas não conseguiram gravar material
suficiente para terminar o álbum. Johnny Winter então completou com gravações
não lançadas de antigas sessões da banda. A última apresentação de Muddy foi na
Flórida no outono de 1982 com a banda de Eric Clapton.
Em 30 de abril de 1983 Muddy Waters morreu vítima de
Insuficiência cardíaca enquanto dormia na sua casa em Westmont, Illinois. Foi
enterrado no "Restvale Cemetery" em Alsip, Illinois. A cidade de
Chicago e o subúrbio de Westmont homenageram Muddy colocando seu nome em vias
públicas.
Entre outras canções com as quais Waters tornou-se conhecido
estão Long Distance Call, Mannish Boy e o hino do rock/blues I’ve Got My Mojo
Working.
Um pouco da história de Muddy Waters e da Chess Records foi
retratada no filme Caddilac Records de 2008.
Muddy
Waters foi induzido ao "Blues Hall of Fame" em 1980 e ao "Rock
and Roll Hall of Fame" em 1987.
Fotos: Reprodução
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
FRASE DE TERÇA
“Ela é o ar que eu respiro. Ou seja, fundamental mas eu nem
presto atenção.” (Millôr Fernandes)
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Mötley Crüe
A banda foi oficialmente formado em 1981, quando o
baixista Nikki Sixx e o baterista Tommy Lee resolveram largar suas bandas e
iniciar um novo projeto. Posteriormente, juntaram-se à dupla o vocalista Vince
Neil e o guitarrista Mick Mars, começando a banda a tocar em bares e casas
noturnas locais de Hollywood. Sempre muito polêmico, o Mötley Crüe por muitas
vezes chamou mais a atenção pelos escândalos que seus membros estiveram
envolvidos do que propriamente pela música, sendo conhecidos até hoje como os
“bad boys of rock n´ roll”.
O primeiro álbum da banda, Too Fast For Love, foi lançado
por uma gravadora independente, a Lethur Records. Logo depois a banda assinou
um contrato com a Elektra Records, que fez com o álbum fosse remixado e
relançado, desta vez com uma melhor qualidade e uma maior divulgação.
Em 1983, chegou Shout At The Devil, o segundo trabalho da
banda, que foi muito bem produzido e emplacou os hits “Looks That Kill”, “Too
Young To Fall In Love” e “Ten Seconds To Love”, entre outros. Com este álbum os
caras alcançaram disco de platina e a música passou a ser algo lucrativo. Mas
nem tudo transcorreu tão bem como esperado, pois o vocalista Vince Neil, ao
dirigir seu automóvel sob influência de excessiva quantidade de álcool e
drogas, envolveu-se em um acidente no dia 12 de agosto deste mesmo ano, levando
à morte seu amigo Nicholas Dingley, então guitarrista de uma das bandas
pioneiras no gênero Glam Rock, o Hanoi Rocks. Vince foi preso por 30 dias, no
ano 1985, bem como prestou serviços comunitários e pagou multa.
Apesar dos acontecimentos inesperados que fizeram com que o
sucesso do Mötley Crüe fosse interrompido, em 1985 saiu o terceiro álbum da
banda, Theatre Of Pain. O estilo das músicas havia mudado um pouco de direção,
flertando com o Glam Rock, gênero que estava no topo das paradas musicais e
crescia cada vez mais. Deste trabalho surgiram alguns clipes que se tornaram
muito populares, pelo número excessivo de vezes que foram veiculados na MTV. O
principal deles é o vídeo feito para a balada “Home Sweet Home”, que fez um
estrondoso sucesso na época, elevando a banda à condição de uma das principais
do cenário Glam de Los Angeles. Foi lançado também um vídeo, Uncensored,
contendo imagens inéditas dos integrantes, entrevistas e 5 clipes.
Em 1987, Girls, Girls, Girls foi lançado e o clipe para a
faixa título do álbum foi imediatamente censurado, pelo conteúdo considerado
ofensivo (mulheres fazendo striptease). A popularidade da banda começou a
aumentar cada vez mais e outros hits emplacaram, como “Wild Side”. Neste álbum a
influência excessiva do Glam foi deixada de lado. Começou então uma grande
turnê pelo mundo. Mas novos problemas aconteceram. As datas de shows do Japão
foram canceladas, já que Nikki Sixx teve uma overdose, que por pouco não o
levou à morte. Diante dos problemas quase que diários, no ano seguinte, 1988, a
banda se retirou da mídia e todos os membros foram internados em clínicas para
recuperação de drogados e alcoólatras.
A volta se deu um ano mais tarde, quando novas bandas, das
quais a principal era o Guns n´ Roses, passaram a apresentar um som mais básico
e agressivo, em confronto com o “brilho” do Glam. Naturalmente o Mötley Crüe
tendeu para esta expoente vertente da música e lançou o álbum Dr. Feelgood, bem
mais agressivo e pesado, talvez o melhor e mais respeitado trabalho da banda. O
hit “Kickstart My Heart” chegou ao primeiro lugar da Billboard e se tornou
música com presença obrigatória em todos os shows, por ser o maior sucesso da
carreira da banda. Vale ressaltar que este álbum contou com a produção de Bob
Rock, grande produtor de Hard Rock nos anos 80.
Com muitas músicas que se tornaram sucesso ao longo da
carreira, a banda lançou então uma coletânea, Decade Of Decadence – 81-91, com
versões remix e duas músicas inéditas, “Primal Scream” e “Angela”, além de um
cover para “Anarchy In The U.K.”, dos Sex Pistols. Junto com este lançamento
ocorreu a saída do vocalista Vince Neil, pois as gravações para um novo álbum
não estavam dando certo (havia muito desinteresse por parte de Vince) e a
indústria da música começava a investir no Grunge, estilo que o Nirvana
apresentou no início da década de 90 e que tomou conta das gravadoras, rádios e
canais de televisão, passando por cima do Hard Rock que imperou nos anos 80.
John Corabi foi escolhido para substituir Neil e, em 1994,
saiu o novo álbum, simplesmente intitulado Mötley Crüe. Não alcançou um grande
número de vendas e a turnê também não trouxe muito lucro.
Até que, em 1997, Vince retornou à banda, após lançar dois
álbuns solo, culminando no lançamento do disco Generation Swine, muito
criticado também. Em 1998, tendo em vista a aceitação muito ruim dos dois
últimos álbuns, uma nova coletânea foi editada, Greatest Hits, com mais duas
músicas inéditas, “Enslaved” e “Bitter Pill”. A banda saiu em turnê, mas chegou
a vez de Tommy Lee ser preso, por agressões físicas e discussões com sua
ex-esposa, a conhecida Pamela Anderson. Foi condenado a mais de 1 ano de prisão
e, com isso, não retornou novamente à banda, sendo substituído pelo
ex-baterista do Ozzy Osbourne, o talentoso Randy Castillo.
No ano de 1999, todos os álbuns do grupo foram relançados,
com bonus tracks, agora pela gravadora Mötley Records, da própria banda. Foi
também lançado um álbum com raridades e músicas nunca antes mostradas, chamado
Supersonic and Demonic Relics, assim como o primeiro ao vivo da banda, Live:
Entertainment Or Death, em edição dupla.
Em 2000 veio então um álbum totalmente inédito, chamado New
Tattoo, sendo o primeiro trabalho com Randy Castillo na bateria. Neste período
de gravação do novo álbum e de mudanças na formação, Nikki Sixx criou uma banda
paralela, chamada 58, que teve seu primeiro e único álbum lançado, Diet For a
New América. O grupo passou a então excursionar com a Maximum Rock Tour, ao
lado de Megadeth e Anthrax, o que resultou no lançamento de um DVD ao vivo
(gravado com Samantha Malone, da banda Hole, na bateria, pois Randy teve que
deixar as baquetas de lado por um tempo, em razão de complicações de saúde).
Com a morte de Randy no dia 26 de março de 2002, a banda
acabou por novamente parar com as atividades. Vince Neil retomou sua carreira
solo, lançando o disco Live At The Whisky – One Night Only. Nikki Sixx também
não ficou atrás e formou a banda Brides of Destruction, ao lado de Tracii Guns,
vindo a lançar o primeiro álbum do grupo em 2004, chamado Here Come The Brides.
Neste mesmo ano de 2004, os rumores de que o Mötley Crüe
voltaria com sua formação original ficaram cada vez mais fortes e isso
realmente aconteceu. Em meio a entrevistas em programas americanos famosos,
todos os integrantes voltaram à tona e a banda saiu em turnê novamente,
prometendo ser a última da carreira.
Uma nova coletânea foi lançada, Red, White & Crüe, em
edição dupla e com três músicas inéditas, estando prometido também o lançamento
de um DVD, gravado ao vivo em abril de 2005, na turnê que prossegue até o
momento, denominada Carnival Of Sins.
No ano de 2008 saiu Saints of Los Angeles, trabalho que
marcou o retorno da formação clássica em estúdio.
Fotos: Reprodução